Câmpus Goiânia do IFG é anfitrião do Cozinha Goiás

cozinha goiásUma programação variada vai movimentar o histórico prédio do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) a partir de segunda-feira, 10, com o início do Cozinha Goiás. Durante sete dias, o público poderá conferir receitas exclusivas, descobrir técnicas culinárias, além de provar os pratos preparados ao vivo durante os minicursos, oficinas, mostras, cozinhas show e palestras. A programação cultural do evento também reserva surpresas para o público. A iniciativa conta com cerca de 70 atividades e a abertura oficial do evento será às 19h, no Teatro do IFG.

O Cozinha Goiás reúne chefs de cozinha de todas as partes do Brasil, além de pesquisadores, professores, estudantes, autoridades e empresários do setor. A programação ocorre sempre no período da tarde e se estende durante a noite. Na abertura, haverá uma homenagem a cozinha goiana, com participação de Bariani Ortêncio. Logo em seguida, os convidados participarão de um coquetel com buffets da cidade.

Terça-feira

Na terça-feira, 11, a programação inicia às 15 horas, no Laboratório Gastronômico, com uma atividade sobre a Coquetelaria Clássica, ministrada por Ivan Ferreira da Silva (Castro’s Park Hotel). Enquanto outras atividades ocorrem simultaneamente, no pátio do Câmpus Goiânia será feita a Tachada de Assuntos Guariróbicos, com os chefs Emiliana Azambuja e Humberto Marra (AGPEC). Às 18h30, a gastronomia goiana, vista como patrimônio, memória e cultura, será abordada por Erika Arantes (UEG-Caldas Novas). A noite será encerrada com a apresentação da pesquisa “Qualidade da alimentação escolar nas escolas municipais de Goiânia”, realizada por Thaís Braga de Paula (UFG).

Quarta-feira

O terceiro dia, quarta-feira, 12, inicia com uma discussão sobre as estratégias e desafios na alimentação saudável na culinária infantil, com o chef Marcio Zago (Cambury). O setor financeiro também é destaque, com o consultor jurídico da Abrasel, Fabrício Amaral, que falará sobre “Pagamentos indevidos de tributos: oportunidades tributárias e possibilidades de recuperação para bares/restaurantes e similares”. Questões de Cerimonial e Etiqueta serão discutidas pelo professor Alexandre Lozi. O “Mexido das Rica”, de Marcia Pinchemel (Antônia Bistrô – Goiânia), encerra a programação do dia no pátio central.

Quinta-feira

Os sabores, aromas e dendê da “Comida de Santo” invadem a programação da quinta-feira, 13, com as propostas dos chefs Cris Souza e Willian Carvalho (PUC Goiás). Às 18h30, ocorre a mesa-redonda: Gastronomia e Comunicação, com José Guilherme Schwam e convidados, sob mediação de Joana Pellerano. No fim do dia, no Espaço Senac, Gaspar Barcellos fala sobre a gestão de compras e estoque de bares e restaurantes.

Sexta-feira

A programação começa mais cedo na sexta-feira, 14. Às 14h, na Cinemateca, ocorrerá a mesa-redonda: Educação de Gastronomia, com profissionais de diversas instituições (IGA, IFG, Cambury, PUC e UEG). Em conjunto com o professor Alex Benício, estudantes do Câmpus Goiânia do IFG vão participar da atividade “Desvendando tecnologias de cocção”, no pátio central. Entre outros eventos do dia, as “Riquezas dos tropeiros nos confins de Goiás” será o tema que Gilmar Borges traz de Pirenópolis.

Mais novidades (sábado e domingo)

Esse ano, o X Festival Gastronômico do IFG também conta com programação no final de semana. No sábado, no Teatro do IFG, tem a oficina para crianças com preparação do hamburguer do mar, ministrada por profissionais do Sesi. A chef do Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual de Goiás, Bethy Alves, vai preparar uma tachada goiana. A programação extrapola o prédio do Câmpus Goiânia e estende pelo Parque Mutirama, com a “Nossa Pitada na Rua – Feira de Chefs”.

O evento encerra as atividades no domingo, 17, com uma programação diversificada. Além da continuidade do “Nossa Pitada na Rua”, ocorre outras atividades culturais – com apresentações artísticas e exibições de filmes –, além das gastronômicas, como a “Cozinha Pantaneira”, abordada por Paulo Machado, a oficina para adultos com preparação do bolo de casca de banana com aveia, a comida de boteco, por Janaína Rueda.

Confira a programação completa AQUI

Comentários do Facebook