Festival de cervejas especiais começa nesta sexta com Gal Costa

Evento será realizado no Centro de Eventos Oscar Niemeyer (Foto: Ilustração)
Evento será realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (Foto: Divulgação)

O Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe a partir desta sexta-feira (23/10), o Festival IBU Goiânia. O evento acontece até domingo e comemora o aniversário da capital em um grande encontro gastronômico. Com foco na cultura cervejeira, os estandes de cervejas artesanais terão centenas de rótulos. Mas o festival não vai agradar somente os apreciadores de cervejas artesanais. O IBU Goiânia terá também estandes para quem gosta de cafés especiais, além de outros espaços gastronômicos.

A programação ainda tem uma série de cursos gratuitos para aqueles que querem aprender mais sobre cervejas artesanais e cafés especiais. No sábado, às 16h, tem curso sobre café especial, com Magdiel Rodrigues, do Ateliê do Grão; às 18h, Alexandre Lewis, da Micro Cervejaria X, fala sobre cervejaria cigana, uma nova tendência no segmento; e às 19h30, o palestrante Alberto Nascimento, da Cervejaria Colombiana, fala sobre harmonização de cervejas com pratos goianos. No domingo, às 16h, os especialistas Luiz Salomão (Bunn) e Rodrigo Ramos (Ateliê do Grão) ensinam sobre a prática, a física e a química do preparo de café. Os cursos tem vagas limitadas e os interessados precisam se inscrever enviando e-mail para [email protected]

IBU Goiânia
O IBU Goiânia terá também estandes para quem gosta de cafés especiais, além de outros espaços gastronômicos (Foto: Divulgação)

Cervejas artesanais

O IBU é a escala que mede índice de amargor da cerveja. Quanto maior o IBU, mais a cerveja é amarga, ou mais lupulada, já que o principal responsável pelo amargor de uma cerveja é o lúpulo. Uma cerveja comum brasileira tem de 8 a 15 IBU, enquanto que uma verdadeira pilsen tem de 35 a 45. Assim, surgiu o nome do festival.

A cerveja artesanal já caiu no gosto do brasileiro. De acordo com dados da consultoria britânica Mintel de 2014, o consumo de cervejas especiais aumentou 36% nos últimos três anos no país. Já o aumento da oferta de cervejas especiais nas gôndolas dos supermercados gira em torno de 20% a 30% ao ano.

Cafés especiais

Os cafés especiais chamam cada vez mais a atenção dos brasileiros. Segundo o coffee hunter e proprietário do Café Ateliê do Grão, Rodrigo Ramos, enquanto as vendas de café comum crescem 2% ao ano, o mercado de café gourmet cresce 25%.

O café especial deve ser livre de impurezas ou defeitos que alteram o sabor e possuir atributos como doçura e acidez. Aspecto e tamanho também são importantes. A classificação dos cafés especiais é determinada pela tabela “Specialty Coffee Association of America (SCAA)” e vai até 100 pontos. Para ser considerado especial, ele deve ter no mínimo 80 pontos. Quanto mais rara a característica, maior seu valor.

Para fechar o circuito gastronômico, o IBU Goiânia terá um espaço para quem gosta de comer bem. Serão várias opções que vão desde churrascos especiais e os melhores hambúrgueres da cidade, até sucos naturais e sorvetes.  São eles: UnderDog, Tio Bákinas, Sunset Pastelaria, Pitanga Sabor e Equilíbrio, P di Pizza, La Frida Tacos, Hamburguer Autêntico e Academia do Churrasco.

Gal se apresente (Foto: Divulgação)
Gal se apresenta às 22h da sexta-feira (Foto: Divulgação)

Jazz, Blues e Rock

A programação musical do IBU Goiânia tem shows de jazz, blues e rock. No primeiro dia, o saxofonista da banda Móveis Coloniais de Acaju, Esdras Nogueira, inaugura o palco do festival, às 20h30, apresentando canções de Hermeto pascoal, e a cantora Gal Costa faz show no Palácio da Música, às 22h.

No sábado, dia 24, tem show das bandas Motherfish e Dom Casamata. O gaitista Uirá Cabral fecha a programação da noite com um repertório cheio de clássicos do blues. No dia 25, domingo, a animação fica por conta do Trio U.A.I, do cantor Pedro Martins, ganhador do festival do Festival de Jazz de Montreaux, e da banda One Night Stand Project plays The Cult.

 

 IBU Goiânia 2015

Quando: De 23 a 25 de outubro

Horário: Sexta-feira a partir das 18h e Sábado e Domingo a partir das 14h

Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Quanto: R$ 20 por dia ou combo para os três dias por R$ 50

Mais informações: www.ibugoiania.com.br

Comentários do Facebook