O desafio de usar pincéis de maquiagem

Veja como cuidar e usar os principais pincéis usados na maquiagem
Veja como cuidar e usar os principais pincéis usados na maquiagem

Quantos pincéis você precisa ter para se maquiar? Praticamente nenhum, já que uma grande marca de cosméticos divulga tutoriais utilizando apenas os dedos. Porém, para aumentar a qualidade da maquiagem, você fatalmente terá de aprender a lidar com essas “ferramentas”.

Por isso, convidei Raquel Urbaneja, do blog Pink Básico, para o desafio de produzir um make de outono-inverno, que pode migrar do “dia para a noite” e que todas nós, mortais, possamos fazer e desenvolver com talento e habilidade.

Passo a passo

Primeiro, limpe o rosto. O tônico é um reforço para retirar as sujidades escondidas. O primer entra em seguida para manter a pele impecável o dia todo. Raquel usou um primer em todo o rosto e depois uma base efeito matte com esponja, um método prático de aplicação.

Unifan Bolsas de até 70% – 300×250

Entra em cena o pó compacto, aliado para controlar o brilho do rosto e fazer que o make dure mais. Mas cuidado redobrado para não ficar com o aspecto carregado. Por isso, use um pincel de cerdas maiores, redondo, e faça movimentos leves. Os compactos, de cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo. Raquel também passou pó nos lábios, pois ele ajuda na fixação do batom.

Para o blush, o pincel da vez é o de cerdas arredondadas ou chanfrado, mais indicado para marcar as maçãs do rosto. Raquel dá a dica: “Lembre-se de sempre passar o pincel na direção vertical”. Ela escolheu um tom rosado, mas os tons terracota ainda estão com tudo nessa temporada.

Sobrancelhas

Nas sobrancelhas, é preciso preencher as falhas com sombra opaca marrom com a ajuda de um pincel fino. Para levantar o olhar, passe uma sombra branca logo abaixo da sobrancelha. Use pincéis de cerdas achatadas e de espuma para sombras, sendo o último indicado para aplicar aquelas com glitter.

A primeira coisa é fazer uma “base” em toda a pálpebra móvel, seguindo os tons de marrom, para dar profundidade. Raquel optou por uma sombra cobre, mais adequada para o dia a dia. Por ser uma sombra neutra, dá segurança, é clássica e combina com qualquer make. Passe na parte inferior dos olhos também e esfume com um pincel de cerdas sintéticas, para obter um aspecto natural ou use um lápis marrom bem rente à linha d’água.

Finalizando

Para dar um clima cool, Raquel ousou na escolha do roxo no canto externo dos olhos. Com um pincel de cerdas fofinhas e formato oval, deixe a combinação homogênea ao trazer a cor para o centro dos olhos, esfumando bastante.

Usar uma camada leve de rímel é bobagem. Com um pincel para corretivo, de ponta superfina, faça o delineado dos lábios, antes de aplicar o batom. A temporada pede tons fechados, como cereja e burgundy.

Pronto, make finalizado. Agora você estará pronta para refletir a sua beleza interior em seu exterior.

(BOX) Como limpar seus pincéis

Basta lavá-los com shampoo neutro. Seque com papel toalha e nunca guarde os pincéis sem que as cerdas estejam completamente secas. A lavagem pode ser feita a cada 15 dias.