Evento da SBPC/GO debate direitos e financiamento da ciência em Goiás

Discutindo a produção científica e tecnológica em Goiás e relizado pela SBPC/go, o Fórum de Ciência e Tecnologia do Cerrado será 29 e 30/11 | Foto: Divulgação
Discutindo a produção científica e tecnológica em Goiás e relizado pela SBPC/go, o Fórum de Ciência e Tecnologia do Cerrado será 29 e 30/11 | Foto: Divulgação

Com o tema “O Atual cenário Brasileiro e os Rumos da Produção Científica e Tecnológica em Goiás”, a 10ª Edição do Fórum de Ciência e Tecnologia do Cerrado será realizada pela SBPC/GO nos dias 29 e 30 de novembro (terça e quarta) no Anfiteatro do Instituto de Ciências Biológicas 1, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás.

O evento da Secretaria Regional de Goiás da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC/GO) tem foco na garantia de direitos conquistados na Ciência e Tecnologia e Inovação (CT&I) em Goiás e na consolidação dos financiamentos de pesquisa e inovação.

A programação do dia 29 de novembro (terça-feira) é destinada à defesa da CT&I e à implantação do Duodécimo. Às 10h, será realizada uma mesa redonda sobre o tema e, logo depois, o Lançamento do livro da segunda edição do Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência. No mesmo dia também será realizada às 9h30 uma homenagem à Prof.ª. Dra. Maria Zaira Turchi, presidente da Fapeg, pela sua intensa e incansável atuação em defesa da CT&I em Goiás.

No dia 30 de novembro (quarta-feira), a programação é destinada ao debate sobre a popularização da CT&I em Goiás, com um painel às 9h, seguido do Lançamento da campanha “Em defesa da CT&I: agora é o duodécimo” e da Solenidade de premiação aos ganhadores do III Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência.

LEIA MAIS: Padre Fábio de Melo lança livro em Goiânia com sessão de autógrafos gratuita

SBPC

Confira a nota da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência sobre o movimento:

A SBPC-GO há décadas mobiliza a comunidade científica goiana pela existência e funcionamento de um órgão de fomento à pesquisa no Estado. A criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a instituição de dotação orçamentária constitucional representam uma imensa conquista.

 

A expectativa é que, por meio desta ação e parceria entre comunidade cientifica, Fapeg e governo estadual, seja conquistado em Goiás o direito constitucional de repasse permanente e continuo para os financiamentos de pesquisa e inovação. Fato que garantirá e consolidará o trabalho realizado pela Fapeg e pela comunidade científica atuante em instituições de ensino e pesquisa, localizadas tanto na capital como no interior.

Programação

A programação do Fórum será aberta em solenidade no dia 29 de novembro (terça) no Anfiteatro do ICB1, Campus Samambaia da UFG. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Veja o cronograma detalhado abaixo.

10 ª Edição do Fórum de Ciência e Tecnologia do Cerrado

Onde: Anfiteatro do Instituto de Ciências Biológicas 1, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás

Quando: 29 e 30 /11

Dia 29 de novembro 2016

9h – Solenidade de abertura

9h30 – Homenagens aos amigos da CT&I em Goiás
Homenageada: Profª. Dra. Maria Zaira Turchi – UFG/Fapeg

10h –Mesa Redonda: Em defesa da CT&I: agora é o duodécimo
Debatedores:
Prof. Dr. Reginaldo Nassar – UFG/SBPC
Prof. Dr. Romão da Cunha Nunes – UFG/SBPC
Moderadora:
Profª. Dra. Márcia Cristina Hizim Pelá – Unifan

11h – Lançamento do livro da segunda edição Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência

Dia: 30 de novembro 2016

9h – Painel: A SBPC e a popularização da CT&I em Goiás
Expositoras:
Profª. Dra. Márcia Cristina Hizim Pelá – Unifan
Profª. Dra. Rosália Santos Amorim Jesuíno – UFG

9h40 – Lançamento da campanha: Em defesa da CT&I: agora é o duodécimo

10h – Solenidade de premiação aos ganhadores do III Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência

Mais informações: No site e no facebook

Comentários do Facebook