Advogado de Goiânia é suspeito de falsificar procurações dos clientes | Foto: Divulgação
Advogado de Goiânia é suspeito de falsificar procurações dos clientes | Foto: Divulgação

Um advogado de Goiânia, proprietário de um escritório no Setor Sul, é suspeito de falsificar procurações de titulares de processos relativos a financiamentos de veículos.

Ele foi alvo da Operação Ulpianus, deflagrada na manha desta quarta-feira, 5, pela 23ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP), em Goiânia.

Durante mandado de busca e apreensão em seu escritório, a polícia encontrou carimbos falsificados de um juiz de direito e de um escrivão de polícia da capital.

Falsificações

Unifan Bolsas de até 70% – 300×250

Segundo informações da delegada titular da 23ª DDP, Érica Bortrel, o advogado de Goiânia falsificava procurações que conferiam o direito de sacar dinheiro de clientes.

As quantias referem-se a depósitos judiciais de ações consignatórias já arquivadas.

Ainda de acordo com a delegada, o advogado buscava clientes que haviam financiado veículos e eram partes em ações revisionais. Em seguida, os orientava a depositar quantias em carta judicial.

Caso o cliente desistisse da ação no curso do processo, ou apresentasse dificuldades em continuar ou ainda se falecesse, o advogado produzia uma procuração de maneira fraudulenta.

Em seguida, solicitava ao juízo o desarquivamento do processo e a expedição de alvará para sacar os depósitos do cliente.

Casos investigados

Em uma das investigações da equipe da 23ª DDP, o advogado de Goiânia falsificou uma procuração em nome de uma cliente falecida em 2016.

Já em outra investigação, o advogado sacou a quantia sem autorização do cliente. A vítima foi surpreendida ao receber mandado de busca e apreensão do veículo.

O crime

O autor será denunciado por falsificação de documento particular, no Artigo 337 do Código Penal Brasileiro.

Se condenado, a pena é de dois a cinco anos de prisão.

LEIA MAIS: Boate no Setor Bueno terá que indenizar ex-BBB em R$ 12 mil


Quer receber notícias em tempo real?

Mande uma mensagem para o Whatsapp do Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais do Folha Z direto do seu celular!

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias em tempo real”.