Instalação de 600 câmeras já começou nas ruas e avenidas de Aparecida. Delas, 92 já foram implantadas | Foto: Claudivino Antunes

A instalação de 600 câmeras de videomonitaramento já começou nas ruas e avenidas de Aparecida de Goiânia.

De acordo com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, 92 equipamentos já foram implantados.

O secretário explicou em que locais serão instaladas as câmeras na cidade em entrevista à “Rádio CBN” na manhã desta segunda, 13.

“Iniciamos próximo ao que chamamos de ‘Cinturão de Segurança’, nos pontos de entrada e saída da cidade, como a BR e Avenida Rio Verde”, contou.

Segundo Cleomar, o mapeamento considerou mancha criminal, densidade populacional, áreas comerciais e índices sociais nas regiões da cidade.

Dos 246 bairros de Aparecida, 150 terão câmeras.

Inteligência Artificial

As câmeras instaladas possuem inteligência artificial e são programadas para detectar padrões suspeitos.

Além disso, um software dedicado, chamado de “Olhos de Águia”, analisará as imagens para identificar rostos e placas de veículos.

O objetivo da administração, além de reduzir crimes, é de ajudar na identificação de suspeitos e potencializar o trabalho da Guarda Civil e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA).

Trânsito

Na entrevista, o secretário fez questão de ressaltar que o foco do programa é a Segurança Pública.

Porém, infrações e crimes de trânsito também serão monitoradas.

A previsão é de que até fevereiro todo esse sistema de câmeras esteja interligado por meio de fibra ótica.

Com estrutura pronta, sede da Câmara tem nova previsão de entrega


Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook