Após renúncia de Tibúrcio, OAB Goiás escolhe novo presidente

Quem disputará o cargo com Macalé?
Quem disputará o cargo com Macalé?

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) escolhe nesta quarta-feira, 4, quem irá presidir a entidade, substituindo Henrique Tibúrcio – atualmente secretário de Governo de Marconi Perillo -, até o final de 2016.

Esta eleição se dá de forma atípica, devido à renúncia do presidente eleito para o triênio 2013/2015. O candidato eleito pelos Conselheiros Seccionais exercerá o mandato até 31 de dezembro deste ano.  E, na segunda quinzena do mês de novembro, serão convocadas as eleições tradicionais para a composição da nova diretoria, do triênio 2016/2018.

Renúncia

publicidade

O advogado Henrique Tibúrcio, que foi eleito para o triênio 2013/2015, renunciou ao cargo no último dia 12, data em que o vice-presidente Sebastião Macalé assumiu o cargo.  Porém, determina o artigo 50 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB: “Ocorrendo vaga de cargo de diretoria do Conselho Federal ou do Conselho Seccional, inclusive do Presidente, em virtude de perda do mandato (art. 66 do EAOAB), morte ou renúncia, o substituto é eleito pelo Conselho a que se vincule, dentre os seus membros”.

Tibúrcio renunciou ao cargo para auxiliar o governador Marconi / Foto: OAB
Tibúrcio renunciou ao cargo para auxiliar o governador Marconi / Foto: OAB

Iniciada a sessão ordinária do Conselho Seccional, será estabelecido prazo de 15 minutos para o registro de candidaturas, que serão recebidas pela presidência da mesa diretora.  Cada candidato terá quinze minutos para apresentação de ideias e os conselheiros não farão perguntas.  O eleito será conhecido na mesma sessão.

O processo começará às 17h e, conforme deliberado em sessão extraordinária na última semana, será estabelecido prazo de 15 minutos para o registro de candidaturas, que serão recebidas pela presidência da mesa diretora.  Cada candidato terá quinze minutos para apresentação de ideias e os conselheiros não farão perguntas.  O eleito será conhecido na mesma sessão.

Nomes

Um dos nomes certos na disputa é o presidente interino da OAB Goiás, Sebastião Macalé. Em contato com a entidade, a assessoria deixou claro que não há como saber de outros nomes antes dos 15 minutos do prazo. A eleição será decidida por 75 conselheiros.

[Colaborou OAB]