Nem Paço, nem Assembleia: barbearia é principal reduto da política goiana

Ao longo de décadas, a barbearia do Ruimar Ferreira se tornou referência em cortes de cabelo das figuras mais famosas do Estado e até do País (Por Marco Faleiro)

Ruimar Ferreira posa no “Cantinho Cultural” da sua barbearia, ao lado de antiga cadeira (porém conservada) herdada do pai
Ruimar Ferreira posa no “Cantinho Cultural” da sua barbearia, ao lado de antiga cadeira (porém conservada) herdada do pai

A habilidade com as lâminas e tesouras corre nas veias de Ruimar Ferreira.

O cabeleireiro das celebridades, como é conhecido por muitos, trabalha desde a juventude na Barbearia New Star, fundada pelo seu pai em 1975.

publicidade

Ao longo dessas décadas, acumulou muito prestígio, além de histórias.

Trata-se aqui do barbeiro preferido das autoridades políticas goianas.

Segundo o próprio Ruimar, ele foi o responsável pela mudança de visual do ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela (PMDB) quando este foi eleito governador de Goiás em 1994.

“Ele tinha um estilo muito sério, pouco simpático para o cargo”, brincou.

Mas as cadeiras da barbearia são apartidárias: o finado ex-prefeito Paulo Garcia (PT), o governador Marconi Perillo (PSDB) e o deputado federal Jovair Arantes (PTB) já passaram por elas.

Política

Devido a essa interessante clientela, o profissional experiente não nega que muitos o procurem buscando interseções junto às autoridades.

Mas a resposta é sempre negativa.

“Não incomodo os políticos com essas coisas particulares, por isso mesmo eles preferem o meu atendimento”, disse.

Para ele, esse é o diferencial. Tem conversa sobre política com os figurões, sim, mas como velhos amigos, não negociadores.

Outro inveterado cliente do Barbearia New Star, com sua decoração retrô e até biblioteca, é Iris Rezende (PMDB).

É só falar do atual prefeito de Goiânia e Ruimar já destaca que a visita dele é uma das mais alegres de todas: “Ele desce do carro, anda pela Tamandaré (praça onde se situa a barbearia) e o povo fica todo contagiado”.

E é por isso que o barbeiro, com toda sua experiência política, já previa a candidatura de Iris à prefeitura de Goiânia em 2016. “Saúde e animação não faltam”, comentou.

Segundo Rodrigo Czepak, um dos principais nomes do jornalismo goiano, Ruimar é confidente de Iris, amigo de todas as horas.

“Sempre corta o cabelo de Iris no apartamento e foi o primeiro a incentivar as famosas luzes invertidas. Quando Iris foi reeleito à prefeitura em 2008, sua primeira agenda foi visitar Ruimar no salão”, destacou.

Várias figuras importantes do cenário goiano passaram pela New Star
Várias figuras importantes do cenário goiano passaram pela New Star

Personalidades

Quem poderia responder definitivamente à polêmica do melhor jogador de futebol da história?

Ruimar ajeitou as madeixas de Pelé e Maradona, é verdade, mas o esporte está longe de ser definido no estilo.

Se o assunto for Presidência da República, Ruimar já cortou os cabelos de José Sarney (PMDB), de quem recebeu até carta de agradecimento pelo serviço.

A lista segue sem parecer ter fim e o barbeiro nem se cansa do relato, narrado ao lado da bela cadeira de barbear da marca Ferrante, relíquia da época em que seu pai fundou o negócio.

Neste cantinho de memória, que tem fotos, coleções e mais de 500 livros da sua Biblioteca Ursulino Leão (em homenagem ao amigo escritor), Ruimar relembrou das vezes em que atendeu Galvão Bueno e até mesmo Professor Pasquale. Parece inventado? Pois não é.

Segredo revelado

“Essa é a primeira vez que conto isso, já que não tenho fotografia pra comprovar, mas atendi Chacrinha na década de 80”, contou de forma exclusiva ao Folha Z o homem simpático que anda sempre com um relógio especial no pulso.

A peça tem uma pequena tesoura no lugar dos ponteiros e faz alusão ao ofício que se tornou mais do que uma paixão para Ruimar.

Segundo ele, o salão pode ficar de herança para o neto, que, naquele mesmo instante, passava por nós. Perguntado se gostaria de ser barbeiro, o menino ri e diz “ah, não sei, talvez”, para a alegria do famoso avô.