Mito ou Verdade: Bebidas geladas fazem mal paras as crianças?

Beber água gelada é sempre proibido pelas mães | Foto: Reprodução
Beber água gelada é sempre proibido pelas mães | Foto: Reprodução

Você provavelmente já deve ter sido proibido pela sua mãe, em algum ponto da vida, de beber água gelada. “Faz mal para as crianças”, dizem os mais velhos. Mas o que será que a ciência tem a dizer a respeito disso?

Segundo médicos consultados pelo Folha Z, a ingestão de bebidas geladas por bebês pode impactar negativamente as defesas naturais das suas vias aéreas superiores. Isso ocorre porque baixa temperatura inibe mecanismos de defesa especialmente do nariz, garganta e brônquios.

Esse impacto no sistema imunológico resultou em uma recomendação dos profissionais da saúde: líquidos frios só a partir do primeiro ano de vida da criança. O limite sobe para os três anos quando se trata de bebidas geladas e sorvete.

Faz mal à garganta? 

Unifan Bolsas de até 70% – 300×250

Apesar de não haver consenso entre os especialistas, uma corrente de médicos partilha da opinião de que ingerir líquidos ou sólidos em baixa temperatura pode fazer mal à garganta.

LEIA MAIS: Como tirar nota mil na redação do Enem; dicas viralizam na internet

O que acontece é um congestionamento da mucosa respiratória, camada protetora que cobre o trato respiratório e atua como mecanismo de defesa contra infecções. Congestionada, a mucosa não trabalha tão bem contra a penetração de agentes infecciosos.

Por outro lado, a bebida gelada pode ser um bom anti-inflamatório e analgésico natural. É o caso de pessoas que acabaram de passar por operações na garganta. Inflamado, inchado e dolorido, o local de onde foram removidas as amígdalas pode ser aliviado pela ingestão de sorvete, por exemplo.  anti-inflamatórios e muito líquido.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter