Renomado cabeleireiro de Goiânia ensina a maneira correta de escolher o shampoo

Aprenda a escolher o shampoo certo para seus cabelos| Foto: Divulgação
Aprenda a escolher o shampoo certo para seus cabelos| Foto: Divulgação

O cabeleireiro Suemar Borba, proprietário da rede de salões Su Beauty, revela: a escolha do shampoo é uma atividade mais complexa do que parece.

“Existe uma infinidade de fórmulas e nem sempre é fácil identificar aquele que mais se adequa aos fios”, diz. A má escolha acaba dando um aspecto inadequado para os cabelos, um desespero especialmente para a mulherada.

Ele comenta que muita gente dá mais valor ao condicionador do que ao shampoo, o que é um engano. “É o shampoo que limpa os fios e couro cabeludo, trazendo o aspecto de brilho e beleza”, pontua.

publicidade

O primeiro passo, o cabeleireiro ensina, é fazer o diagnóstico do tipo de cabelo e do couro cabeludo para escolher o produto correto.  O próximo é aprender a procurar no rótulo os ativos ideais para cada tipo de fio.  “O cabelo oleoso precisa de um shampoo de PH alcalino, enquanto os ressecados precisam de um PH ácido”, ensina.

LEIA MAIS: Marconi Perillo parabeniza policiais militares por ação solidária em Rio Verde

Outro aspecto a ser considerado na fórmula, ele explica, é o sulfato, substância responsável pela limpeza dos cabelos e presente na maioria das fórmulas. Apesar de seu poder de limpeza ser alto, ele também provoca o ressecamento dos fios, fazendo com que os cabelos fiquem ásperos. Suemar dá a dica: “Quando o sulfato não está adequadamente balanceado na fórmula, ele tende a espumar muito”.

Uma alternativa, ele indica, são os shampoos naturais. Em Goiás, a Piatan Natural inovou em sua formulação: eliminou o sulfato da composição, trazendo  em seu lugar elementos naturais, como um tensoativo derivado do açúcar do óleo de coco, que promove uma limpeza suave sem retirar as proteínas e vitaminas que dão brilho e maciez aos cabelos.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter