Cães de raça são os novos alvos dos ladrões

Furto de cães é muito comum e traz grande sofrimento para os donos dos animais
Furto de cães é muito comum e traz grande sofrimento para os donos dos animais

“Procura-se desesperadamente por um cão da raça… Paga-se recompensa”. Anúncios como este tornaram-se muito comuns nos bairros de Goiânia, especialmente no Jardim América, um dos maiores bairros da capital, e no Setor Nova Suíça.

Os textos geralmente são anunciados em panfletos, faixas colocadas nas ruas, carros de som e sites na internet, e são um claro sinal de que cachorros de raça têm se tornado alvos de ladrões. Se já é difícil encontrar o cachorro que sai sozinho de casa, imagina então quando o animal é levado por ladrões. Os bandidos estão audaciosos. Roubam cachorros com pedigree para vender, trocar por drogas, ou ainda para obterem as recompensas oferecidas pelos donos dos animais. Moradores do Jardim América e Nova Suíça estão revoltados com este novo tipo de crime.

Distração

publicidade

Um instante de distração e o cachorro sumiu! “Quando chamei pelo nome dele, Pluto, o meu vizinho de frente falou assim: Ah, é um pequenininho todo branco? Dois rapazes de moto o levaram”, conta a dona de casa Maria Aparecida Xavier.

Pluto foi levado no dia 15 de janeiro e não apareceu mais. As lembranças do poodle com pelagem branca estão por toda parte. O cãozinho de cinco anos tinha trânsito livre pela casa, dormia onde bem entendesse e era tratado como membro da família. Maria Aparecida espalhou cartazes, faixas e mobilizou toda a vizinhança na tentativa de encontrar o cão de estimação. Até o fechamento desta edição o animal não havia sido encontrado.

Recompensa

Segundo a veterinária, presidente do conselho deliberativo do Kennel Clube de Goiás, Maria Eliza Rizzini, muitas pessoas aparecem no seu consultório, localizado no Setor Bueno, contando histórias sobre cães roubados. Segundo ela, este crime é muito comum e traz grande sofrimento para os donos dos animais.

Maria Eliza conta ainda que, em alguns casos, o oferecimento de recompensa ajuda outras pessoas a encontrarem os animais. “Muita gente fica atenta e procura pelo animal desaparecido quando vê que é oferecida uma recompensa. Existe um programa de TV que anuncia animais desaparecidos e tem pessoas que assistem só para tentar encontrar e assim receber o dinheiro oferecido”, conta.

Crime de furto

Segundo delegado Luziano, as pessoas que tiverem seus cães furtados devem registrar Boletim de Ocorrência
Segundo delegado Luziano, as pessoas que tiverem seus cães furtados devem registrar Boletim de Ocorrência

De acordo com o titular da Delegacia Estadual de Meio Ambiente, o delegado Luziano Carvalho, o roubo de cachorros é considerado crime de furto e as pessoas que tiverem seus cães furtados devem registrar Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia mais próxima do local onde o animal sumiu.