Campanha de vacinação antirrábica acontece sábado em Goiânia

Vacinação ocorrerá no sábado, 17 (Foto: Divulgação/SMS)
Vacinação ocorrerá no sábado, 17 (Foto: Divulgação/SMS)

A Secretaria Municipal de Saúde realizará na próxima sexta-feira, 16, das 8h às 11h, no Centro de Zoonoses da capital, a preparação para a Campanha Antirrábica para cães e gatos. Serão distribuídas 200 mil doses entre os mais de 390 postos de vacinação para a campanha que ocorrerá no sábado, 17, das 8h às 17h. Estima-se que a população canina e felina em Goiânia é de 200 mil cães e 30 mil gatos e a campanha pretende imunizar pelo menos 80% desse total.

Segundo a gerente de controle de população animal da SMS, Catarina Rates, a campanha tem como intuito prevenir novos casos de raiva na capital. “É importante que os cães e gatos sejam imunizados, para proteger não só os animais, mas toda a família e a comunidade, principalmente por conta da alta letalidade da doença”, afirma. A raiva é transmitida através da penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, pela mordedura e mais raramente pela lambida em feridas abertas, mucosas ou por arranhões, com letalidade próxima a 100%.

LEIA MAIS: Festival de churrasco anima fim de semana em Goiânia

O último caso de raiva humana em Goiânia foi notificado em fevereiro de 1999. Porém, no ano de 2012, foram registrados um caso de raiva em gato e dois casos em morcegos. Já em 2014, foram registrados um caso em um cão e outros seis casos em morcegos. Em cães e gatos a prevenção é feita pela vacina, que pode ser aplicada em animais com mais 3 meses de vida.

Campanha de Vacinação Antirrábica

Quando: 17/09 (Sábado), das 8h às 17h

Onde: 390 postos de vacinação

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Comentários do Facebook