Sistema de água será implantado no fim do ano na UFG Câmpus Aparecida | Foto: Saneago
Sistema de água será implantado no fim do ano na UFG Câmpus Aparecida | Foto: Saneago

A empresa de Saneamento de Goiás (Saneago) divulgou que implantará o sistema de água do novo câmpus Aparecida da Universidade Federal de Goiás (UFG) até o fim do ano.

Com a antecipação da obra, cuja previsão original era o ano de 2021, estará finalizada a infraestrutura necessária para que a unidade possa ser inaugurada.

O sistema independente será composto por 2 poços tubulares profundos, totalizando vazão de 5 l por segundo e capacidade para atender a uma população de aproximadamente 1.600 pessoas.

A água proveniente desses poços será armazenada em uma Caixa de Reunião, onde passará por tratamento, sendo posteriormente encaminhada aos reservatórios da unidade através de uma Estação Elevatória de Água Tratada.

Além disso, estão sendo executadas uma adutora de 909 m e uma casa de cloração, bem como a urbanização e a interligação dos poços, com 175 m de extensão.

A Saneago deve iniciar os trabalhos quando o sistema de energia for instalado no local.

Câmpus Aparecida

O novo prédio da UFG terá 6 pavimentos e cerca de 7 mil metros quadrados de área construída, abrigando salas de aula, laboratórios, biblioteca, entre outros espaços.

Mesmo antes da conclusão das obras físicas, a instituição já atua no município por meio do compartilhamento de instalações do câmpus de Aparecida de Goiânia da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

São oferecidos cursos de graduação e pós-graduação, além de programas de mestrado.

Câmpus UFG Aparecida
Câmpus UFG de Aparecida recebe sistema de água | Foto: Divulgação

Falta de água

Na manhã desta quinta-feira, 19, representantes da BRK Ambiental e diretores da Saneago participaram de audiência pública na Câmara Municipal de Aparecida.

Foi discutido, principalmente, deficiências no saneamento básico e a falta de água na cidade.

O Diretor de Expansão da Saneago, Ricardo Souza Correa, afirmou que serão feitos linhões para a distribuição de água em Aparecida.

Sobre a falta de água, motivo de inúmeras reclamações da população, o presidente da Saneago afirmou que, alheio às questões climáticas, é preciso ter planejamento durante períodos de seca e outros imprevistos de interferências externas.

IFG Aparecida: Inscrições abertas em vestibular com 100 vagas na cidade


Acompanhe o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook