Já carregou o celular em lugar público? CUIDADO: Você pode ter sido vítima de hacker e nem percebeu

Por que você nunca deve carregar o celular em locais públicos | Foto: Reprodução
Por que você nunca deve carregar o celular em locais públicos | Foto: Reprodução

Você já colocou o seu celular para carregar em algum local público durante um momento de extrema necessidade? Se sim, você provavelmente não sabe o quão perigosa essa simples atitude pode ser. Entenda por que é perigoso recarregar o celular em lugares públicos.

De acordo com o especialista em tecnologia da rede estadunidense CNN, Samuel Burke, um hacker pode conseguir extrair informações do seu aparelho se ele estiver conectado a pontos de carga públicos. Tanto faz ser smartphone ou tablet, basta que o mal intencionado tenha passado por ali antes.

Pior ainda é usar um cabo USB para recarga conectando-o a um computador desconhecido. A recomendação é da russa Kaspersky, empresa de segurança cibernética. Segundo a especialista, celulares ficam muito vulneráveis e expõem muitos dados quando conectados a computadores. Este processo é conhecido como “aperto de mão”. Do nome, já dá pra ter uma ideia do perigo, não é?

LEIA MAIS: Se você não tiver esta função habilitada no WhatsApp, pode ser alvo de hackers

No momento do aperto de mão, informações são repassadas pelo aparelho ao PC, como seu “nome”, sistema operacional, fabricante, número de série e até mesmo detalhes sobre armazenamento. Essa brecha pode deixar o celular aberto para que um programa maléfico interfira no seu funcionamento e até mesmo roube informações delicadas, como senhas de banco.

 

Como não ser vítima

Para evitar esse problema, especialistas têm algumas recomendações simples. A dica óbvia de evitar carregar o celular em lugares públicos é uma delas. Mas, para os momentos inevitáveis, há maneiras para proteger seu aparelho durante o carregamento.

1 Use a encriptação e autenticação do seu celular para proteger os dados.

2 Instale um antivírus.

3 Não desbloqueie o aparelho durante a carga.

4 Deixe o celular desligado durante a carga.

5 Mantenha uma senha segura para o desbloqueio.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Comentários do Facebook