Carros mais roubados em Goiás: dois modelos são os maiores alvos

Além dos carros mais roubados em Goiás, números também relatam a insegurança no Estado. Na foto, imagens de segurança mostraram assaltantes fazendo família no Setor Moinho Dos Ventos, em 2016. Com violência, eles levaram vários pertences, além de um carro | Foto: Reprodução
Além dos carros mais roubados em Goiás, números também relatam a insegurança no Estado. Na foto, imagens de vigilância mostraram assaltantes fazendo família refém no Setor Moinho dos Ventos, em 2016. Com violência, eles levaram vários pertences, além de um carro. Leia mais aqui | Foto: Reprodução

Baseando-se em dados alimentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o Folha Z atualizou a lista dos 10 carros mais roubados em Goiás e obteve uma panorama desse tipo de crime no Estado.

Para se ter uma ideia, 6.785 veículos estiveram envolvidos em ocorrências nos quatro primeiros meses de 2018 em solo goiano.

Enquanto 3.234 carros foram roubados até abril, outros 3.551 foram alvo de furto no mesmo período.

publicidade

Os números são da Secretaria da Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP) e mostram vários detalhes sobre a criminalidade.

Estatisticamente, há mais roubos de carros às quartas-feiras e por volta das 21h, por exemplo.

Por conta desses e outros números, Goiás é, de acordo com o Anuário de Segurança Pública divulgado em outubro do ano passado, o vice-campeão nacional neste tipo de crime, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.

Bairros

Além do dia e horário, alguns bairros de Goiânia concentram este tipo de crime na Região Metropolitana da Capital.

Segundo matéria publicada pelo Folha Z ainda em março deste ano, dos cinco setores mais perigosos para circular de carro por Goiânia, quatro estão localizados na Região Sul.

O Jardim América, conforme apontam as estatísticas da SPP, foi o bairro que mais registrou roubos de veículos em 2017, seguido pelo Setor Bueno.

Confira os cinco bairros onde houve maiores índices de roubo de carros em Goiânia em 2017:

1) Jardim América

2) Setor Bueno

3) Parque Amazônia

4) Setor Oeste

5) Cidade Jardim

Por quê

Segundo policiais consultados pelo Folha Z, que preferiram preservar suas identidades, alguns fatores explicam a maior incidência de furtos e roubos nestes setores, inclusive o baixo efetivo policial.

De acordo com as informações repassadas à reportagem, bairros como Jardim América, Bueno e Nova Suíça chegam a ter apenas duas viaturas da Polícia Militar circulando em dias de semana.

Outros motivos apontados são a grande quantidade de veículos de luxo nestes setores, além da presença de rotas de fuga.

Essas vias abertas facilitam o transporte dos veículos roubados para bairros afastados da Região Metropolitana.

Ranking

Sobre os modelos de carros mais roubados em Goiás, dados de seguradoras ajudam a compreender melhor o panorama.

De acordo com o Índice de Veículos Roubados (IVR) da Susep, autarquia responsável pela fiscalização dos mercados de seguros no Brasil, duas marcas são, de longe, os maiores alvos dos criminosos goianos.

Mas nem por isso os outros oito ficam atrás.

Confira nas tabelas abaixo o mapa do crime em Goiás:

Carros mais roubados em Goiás em 2018

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), nos primeiros meses de 2018, o ranking é um pouco diferente.

A Pasta repassou ao Folha Z números apontando que os seguintes modelos são os mais roubados no Estado, em ordem decrescente:

1 Gol

2 Palio

3 Hillux

4 Uno

5 HB20

6 Voyage

7 Siena 

8 Strada

9 Onix

10 S-10

 

SSP

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os números de furtos e roubos de veículos vêm sendo reduzidos em Goiás.

A Pasta afirmou que o “roubo de veículos caiu 25,73% de janeiro a maio deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado”.

Esse percentual, de acordo com a SSP, seria devido à intensificação das ações das forças de Segurança Pública em abordagens, recaptura de foragidos e prisões em flagrante.

Confira a nota da SSP:

“A redução no número de furtos e roubos de veículos no Estado de Goiás é fruto da intensificação das operações de segurança. A Polícia Militar tem aumentado o número de abordagens, de recaptura de foragidos e de prisões em flagrante, enquanto a Polícia Civil fez crescer o número de inquéritos concluídos e enviados ao Poder Judiciário.

O resultado é decorrente da implementação do Programa Mais Segurança pelo governo do Estado, por determinação do governador José Eliton e do secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior. O roubo de veículos caiu 25,73% de janeiro a maio deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado, enquanto o furto de veículos sofreu decréscimo de 12,44% no mesmo período.”

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter