Coluna de Quadrinhos – Artistas independentes buscam financiamento coletivo como opção de publicação

coluna de quadrinhos

A indústria dos quadrinhos brasileiros melhorou muito nos últimos anos. Lembro de conversas com alguns fanzineiros e quadrinistas que tive e eles disseram que num passado próximo, fazer quadrinho independente era algo muito complicado, e que hoje, apesar de ainda haver dificuldades, melhorou muito, melhorou demais!

Lembro-me do fanzineiro, quadrinista e professor Edgar Franco, o Ciberpajé, que produziu com o mestre da nona arte Mozart Couto a HQ BioCyberDrama (que concorreu ao prêmio HQMix no ano passado), me falar como era a luta da galera independente nos anos 1980, quando ele começou. Gabriel Rocha, o criador do Lagarto Negro, também me falou sobre as dificuldades da produção de quadrinhos nos anos 1990.

Porém, atualmente existem ferramentas de financiamento coletivo que ajudam as produções independentes. O maior exemplo que temos é o Catarse. Pensando em ajudar essa galera, que tá na luta, dei uma olhada nos projetos que estão em divulgação e aproveitarei esse espaço para divulga-los.

Devaneios é uma das obras que pode ser apoiada neste momento
Devaneios é uma das obras que pode ser apoiada neste momento

Confiram os projetos relacionados a quadrinhos que estão disponíveis no momento:

Álbum DQB – Heróis Brasileiros: A ORDEM!

Graphic Novel de 100 páginas coloridas. Mais de 20 Super-Heróis Brasileiros! Uma saga épica! Faltam só TRÊS dias para este projeto chegar ao fim. Interessou? Corra e apoie!

Construindo um Novo Batmóvel

Álbum com fins jornalísticos que aborda o Batman e outros personagens como ícones da cultura pop. Projeto ainda tem 29 dias para ser financiado.

Catálogo A Voz do Fogo

“Há uma relação inversa entre criatividade e dinheiro” (Alan Moore). É uma exposição que homenageia a obra do famoso quadrinista polêmico Alan Moore. Restam 16 dias para apoiar.

Devaneios

Histórias curtas em forma de devaneios, interpretadas por vários ilustradores na maneira e estilo de cada um. 39 dias restantes.

Projeto Akira

Impressão de catálogo com ilustrações homenageando AKIRA, um dos mangás mais relevantes já feitos e um dos grandes responsáveis pela popularização do gênero no ocidente. Restam 40 dias.

Temporada 2015 @ Circuito Ambrosia

Conforme a descrição: “Quadrinhos autorais bons bonitos e baratos”. O prazo para financiar inspira em 42 dias.

Comentários do Facebook