Coluna de Quadrinhos – Lenda brasileira vira HQ

HQ traz a história da Iara
HQ traz o mito da Iara

A lenda da Iara é uma das mais belas do folclore brasileiro. Agora, ela é recontada na HQ A Iara: Uma lenda indígena em quadrinhos, lançamento da Editora Nemo. Escrito e desenhado pelo pernambucano Silvino, o álbum traz uma história de amor e terror, inspirada nas narrativas indígenas brasileiras. Com dinamismo e dramaticidade a cada página, esta versão em quadrinhos reúne um traço moderno e uma história tradicional, abordando um tema ao mesmo tempo muito brasileiro e bastante universal.

Mito

Iara era uma bela índia que, por se destacar na caça e ser elogiada pelo pai, despertou a inveja e o ódio de seus irmãos. Eles planejam sua morte, mas ela descobre o plano e resolve matá-los para se defender, fugindo em seguida para a mata. Contudo, seu pai a captura e, como punição, a joga no rio. Os peixes a salvam e a Lua a acolhe como filha, transformando-a na mitológica Iara, a mãe d’água. A partir daí, ela usa sua beleza e seus cantos fascinantes para cativar os corações dos homens e levá-los à morte.

O pajé Kapot, um dos raros sobreviventes à atração da sereia, conta aos mais jovens a lenda da Iara com o intento de fazer com que eles tomem cuidado para não serem seduzidos. Todavia, alguns não acreditam na história, como Ngoi-Tumre, filho do cacique Pa-Toit, pertencente à classe mais alta dos guerreiros.

Francisco Costa é jornalista e fã de quadrinhos - francizeppelin@yahoo.com.br
Francisco Costa é jornalista e fã de quadrinhos – [email protected]

Ele quer se casar com a jovem Moema e, de acordo com os costumes da tribo Mebemokré, deve entregar uma prenda à sua futura esposa. Para demonstrar sua paixão pela amada, o valente índio, mesmo com os avisos do pai, sai de noite com seu amigo Dyokre em busca de um artefato mais brilhante que as estrelas. Entretanto, para conseguir êxito na missão, os dois vão precisar atravessar o rio e se deparam com a Iara e sua beleza exuberante. A trama assume, então, contornos bastante dramáticos…

Detalhes

Com um acabamento cuidadoso e linguagem atual, o álbum traz a lenda de nossos povos indígenas de uma forma atraente e dinâmica. Com uma narrativa criativa e envolvente, Silvino consegue despertar o interesse de leitores de todas as idades para uma das histórias mais fascinantes de nosso folclore.

Dicas

Aâma1Aâma – O cheiro de poeira quente

2014

Nemo

Frederik Peeters

Pra quem curte obras de ficção científicas e adora um mistério Aâma é uma boa pedida. O material do premiado quadrinista suíço Frederik Peeters traz uma história complexa, profunda e bem amarrada. O material já foi aclamado na festival Polish Jury Prize, em 2013. Este é o primeiro volume da série, de um total de três. Vale a pena conferir esta obra do velho continente.

Francisco Costa é jornalista e fã de quadrinhos – [email protected]

Comentários do Facebook