Comerciantes de Campinas serão capacitados

A secretária executiva do Sindilojas, Luciana Delfino; presidente do Sindicato, José Carlos Palma Ribeiro; juntamente com o vice-presidente, Ruimá Dionísio e o diretor da entidade, Francisco Capel, acompanharam a apresentação do projeto

Parceria do Sebrae Goiás com o Sindicato do Comércio Varejista de Goiás (Sindilojas) e Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps) pretende levar capacitação a cerca de cinco mil comerciantes da região de Campinas. O projeto Práticas de Gestão Empresarial, lançado recentemente, é voltado ao empreendedor da micro e pequena empresa.

O levantamento da situação das empresas será feito por estudantes da FacUnicamps. Mil universitários serão capacitados pelo Sebrae em curso de oito horas, no dia 10 de novembro, na própria faculdade. Em seguida, os jovens vão a campo com a ficha de diagnóstico empresarial. As empresas serão indicadas pelo Sindilojas. O projeto é gratuito.

“Vamos levantar a situação das empresas perante o mercado e o número de clientes para chegarmos a uma forma de como poderemos ajudar no desenvolvimento de um planejamento voltado ao sucesso do negócio”, explica José Carlos Palma Ribeiro, presidente do Sindilojas.

publicidade

O objetivo do projeto é orientar o empresário a avaliar com rigor o desempenho da sua empresa, conhecer seus pontos fortes e suas áreas de vulnerabilidade, destacando a importância da realização de diagnósticos periódicos para que possam ser identificados os caminhos para a solução de problemas.

Controle dos negócios

Para o vice-presidente do Sindilojas, Ruimá Dionísio, o empresário precisa medir o seu desempenho para que tenha um controle mais exato dos negócios. “Se não medirmos os resultados é impossível avaliarmos a situação da empresa”, explicou o empresário, que é um dos donos da Rival Calçados.

De acordo com a gestora de projetos do Sebrae, Valéria Devellard, a aplicação de técnicas de diagnóstico empresarial ainda é pouco praticada na gestão de micro e pequenos negócios, havendo necessidade de disseminar estes conhecimentos no meio empresarial. “Pensando neste aspecto, teremos o apoio da Faculdade UNICAMPS que nos disponibilizará seus acadêmicos. Esses alunos serão capacitados pelo Sebrae a elaborarem um diagnóstico empresarial coletando informações para levantar o perfil de cada empresa visitada”, frisou a gestora.

Na capacitação promovida pelo Sebrae os alunos irão aplicar um questionário visando o mercado de atuação, os clientes, os processos produtivos e as finanças. Os resultados do processamento dos dados da pesquisa serão encaminhados ao Sindilojas, para que a entidade possa identificar as necessidades dos diversos segmentos visitados e em parceria com o Sebrae, propor um diagnóstico empresarial eficaz para os associados.