Saiba como consultar seu saldo FGTS para realizar o saque

São 5 opções disponibilizadas pela Caixa. Veja o passo a passo

consultar saldo FGTS
Saiba como consultar seu saldo FGTS | Foto: Reprodução

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será liberado pela Caixa a partir do dia 20 de dezembro e a Folha Z elaborou um passo a passo para te ajudar a saber o seu saldo e como sacá-lo.

São 5 opções disponibilizadas pelo banco: mensagem SMS via celular, extrato resumido e completo, atualização de endereço, aplicativo FGTS e créditos complementares.

Mensagem SMS via celular

Esse serviço permite a você trabalhador obter informações sobre as movimentações em sua conta vinculada ao FGTS.

Para isso, é necessário informar seu número de NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada por meio de confrontação cadastral ou com o uso da Senha Cidadão.

Os avisos SMS informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta.

Com a adesão ao serviço, você cliente deixa de receber o extrato bimestral de papel em casa.

Faça AQUI sua adesão ao serviço.

Extrato resumido e completo

O serviço extrato pode ser acessado mediante informação do NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada por meio de confrontação cadastral ou com o uso da Senha Cidadão.

Neste serviço é apresentado detalhamento dos seus dados cadastrais e os lançamentos realizados na sua conta vinculada nos últimos 6 meses.

A tela de Extrato do FGTS exibirá as contas vinculadas ao FGTS para o NIS(PIS/PASEP/NIT) informado, contendo os seguintes dados da conta:

  • Dados cadastrais do empregador;
  • Dados cadastrais do empregado;
  • Data da última atualização realizada no saldo;
  • Saldo;
  • Todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores.

No Extrato completo são apresentadas todas as contas vinculadas do FGTS para o número de inscrição PIS/PASEP informado, o saldo atualizado e todos os lançamentos das suas contas de FGTS desde o primeiro depósito.

Consulte AQUI seu extrato.

dados Caixa consultar saldo FGTS
Nesta página você insere seus dados para consultar o saldo FGTS | Foto: Reprodução

Atualização de endereço

Este serviço é acessado mediante informação do NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada por você por meio de confrontação cadastral ou com o uso da Senha Cidadão.

Nele, você realiza a alteração do seu endereço, garantindo a geração e postagem do extrato FGTS regular via correios.

Isto lhe permite o acompanhamento dos lançamentos realizados em sua conta FGTS.

Atualize AQUI seu endereço.

Aplicativo FGTS

Com o App FGTS Trabalhador, você pode consultar os depósitos em sua conta FGTS, atualizar o seu endereço e localizar os pontos de atendimento mais próximos.

Tudo direto do seu smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Baixe o app na Google Play, na App Store ou na Windows Store.

Créditos complementares

São atualizações monetárias creditadas pela Caixa aos trabalhadores que possuíam contas vinculadas do FGTS durante a vigência dos planos Verão e Collor I, nas condições previstas na Lei Complementar 110, de 29 de junho de 2001.

A Lei Complementar n° 110/2001 autorizou a Caixa a realizar créditos nas contas vinculadas do FGTS, referentes ao complemento de atualização monetária da aplicação:

  • dos percentuais de 16,64% do Plano Verão (janeiro de 1989);
  • e 44,8% do Plano Collor I (abril de 1990).

Faz jus aos créditos complementares o trabalhador que possuía saldo em conta vinculada em 01/12/1988, deduzido os saques efetuados entre 2/12/1988 e 28/2/1989.

Além disso, saldo em conta vinculada em 01/4/1990, deduzidos os saques efetuados entre 2/4/1990 e 30/4/1990.

E formalizou também o Termo de Adesão até o dia 30 de dezembro de 2003, na forma prevista na Lei Complementar nº 110/2001.

Os Créditos Complementares foram liberados em parcelas semestrais, a partir do mês seguinte à entrega do Termo de Adesão e de acordo com o valor a receber, observando o cronograma fixado à época.

O crédito das parcelas programadas aconteceu até janeiro de 2007 e podem ser sacados, desde que comprove algum dos requisitos previstos na Lei n° 8.036/1990 e na Lei Complementar n° 110/2001.

Este serviço pode ser acessado mediante informação do NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada ou com o uso da Senha Cidadão.

Você pode consultar seu extrato e a informação dos valores de Créditos Complementares do FGTS a receber e a memória de cálculo.

Consulte AQUI os Créditos Complementares.

Mais informações

Outras dúvidas e mais informações podem ser obtidas no número 0800 726 0207, ou em qualquer Rede de Atendimento físico.

Confira também este vídeo explicativo do App da Caixa:

Veja quem tem direito ao saque imediato de R$ 998 do FGTS


Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook