Como parar de fumar definitivamente em Aparecida de Goiânia. Confira

Como parar de fumar definitivamente? Basta buscar ajuda! | Foto: Reprodução
Como parar de fumar definitivamente? Basta buscar ajuda! | Foto: Reprodução

Como parar de fumar definitivamente é uma pergunta que muitos se fazem, apesar de quase nunca obterem uma resposta simples.

Mas os especialistas sempre destacam que imprescindível mesmo é procurar ajuda. Especialmente neste 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco.

Para celebrar a data, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia divulga o Programa de Cessação ao Tabagismo.

publicidade

Por meio dele, tratamento gratuito é oferecido aos fumantes, com acompanhamento de profissionais, reuniões em grupo e disponibilização de medicamentos.

Os serviços são abertos à comunidade e ocorrem em diversas unidades de saúde.  Ao longo dos anos, cerca de mil pessoas já participaram do programa.

Só no ano passado, 296 indivíduos participaram, sendo que 90% destes cessaram o vício e relataram intensa melhora na qualidade de vida, redução de níveis de pressão arterial, melhora da respiração e aumento da autoestima.

LEIA MAIS: Como encontrar preços mais baratos para gasolina e etanol em Goiânia

Como parar de fumar definitivamente

O tratamento oferecido pela prefeitura tem protocolo próprio e duração de seis meses. Os pacientes participam de 15 encontros regulares e outras duas reuniões de apoio, realizadas em até dois anos.

Nos dois primeiros meses, os encontros são semanais. No terceiro e quarto mês, são quinzenais. Já no quinto e sexto mês, ocorrem mensalmente.

Os grupos são coordenados por profissionais das unidades de saúde e contam também com a participação de convidados. Após a 4º reunião os pacientes passam por consulta médica mensal e têm acesso a medicamentos e adesivos de nicotina.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (62) 3545-6070.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter