Enem: dicas de professora para redação viralizam na internet

Resumos e mapas mentais ensinam como fazer uma redação nota mil no Enem

Dicas de professora para redação do Enem viralizam na internet | Foto: Ilustrativa

Às vésperas da realização do Enem, um assunto ocupa a atenção dos estudantes que pretendem participar do certame: a redação.

E, por ser a única matéria em que é possível tirar a nota máxima, muitos estudantes buscam se preparar para tirar uma redação nota mil no Enem.

Muitos podem se frustrar ao descobrirem que não existe uma fórmula mágica. Mas existem dicas valiosas para quem quer se aproximar do 1000.

Dicas Enem

Justamente para desmistificar o tema e ajudar quem está ansioso, a professora de redação Tarsila Baylão usou suas redes sociais para compartilhar um método que acabou viralizando na internet.

“Pediram para eu compartilhar o resumo e aí foi um sucesso”

Unifan Bolsas de até 70% – 300×250

A ideia do post foi dos seus próprios alunos.

“Eles comentaram que tinham dificuldade em assistir a aulas em vídeo, porque acabavam se desconcentrando. Pediram para eu compartilhar o resumo e aí foi um sucesso”, disse a autora da postagem.

Tarsila dá aulas há dez anos na cidade mineira de Carangola.

Professora de redação Tarsila Baylão usou suas redes sociais para compartilhar um método para o Enem que acabou viralizando na internet | Foto: Arquivo Pessoal
Professora de redação Tarsila Baylão usou suas redes sociais para compartilhar um método para o Enem que acabou viralizando na internet | Foto: Arquivo Pessoal

Segundo ela, seus esquemas sempre fizeram sucesso. “Na faculdade, eu fazia uma série de resumos e emprestava para todo mundo tirar cópia”, brincou.

As dicas da professora são valiosas tanto para aqueles que apresentam muitas dificuldades quanto para aqueles mais avançados.

“O estudante precisa estar conectado com a atualidade, aquilo que está acontecendo no Brasil. Se estiver por dentro, ele consegue desenvolver melhor o texto”, disse.

Nas questões mais técnicas, Tarsila também vai direto ao ponto: “O aluno deve conseguir argumentar com precisão. E mais: tem de fazer com que a redação dele tenha uma progressão, com os parágrafos bem conectados até chegar à conclusão final”.

Confira os esquemas na íntegra:

Referências

Confira também dicas da youtuber Débora Aladin sobre alusões históricas para qualquer tema de redação do Enem:

LEIA MAIS | Cepae UFG: inscrições abertas para um dos
melhores colégios públicos de Goiás


Acompanhe tudo que acontece em Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)