Comunicação que ilude e incomoda – JOGO LIMPO com Rodrigo Czepak

Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

Famoso refrão do cantor Sílvio Brito (Foto: Reprodução)
Famoso refrão do cantor Sílvio Brito (Foto: Reprodução)

Comunicação que ilude e incomoda

Peço licença ao cantor mineiro Sílvio Brito, 63 anos, para relembrar um dos seus mais conhecidos refrões: “Tá todo mundo louco, oba…” Essa é a única expressão que me resta quando observo o frágil conteúdo da comunicação oficial adotada por órgãos públicos estaduais e municipais nos primeiros dias de 2016. Fica difícil acreditar que informações imprecisas e fora de contexto estejam sendo utilizadas como tentativa de iludir o cidadão de bem na capital e no interior.

Trapalhadas da PM

Visivelmente perdida em meio ao tiroteio da bandidagem contra a sociedade civil organizada, a Polícia Militar de Goiás divulgou ter realizado 1 milhão de abordagens ao longo de 2015. Trabalho mais corriqueiro, impossível. Não satisfeita, a PM “comemorou” o fato de não ter ocorrido um homicídio em Goiânia no prazo de 48 horas. A coincidência foi literalmente fuzilada nos dias seguintes por 12 assassinatos. O episódio serviu para consolidar a imagem amadora e precipitada da cúpula da segurança pública.

Jayme Rincón é presidente da Agetop / Foto: Agetop
Jayme Rincón é presidente da Agetop / Foto: Agetop

Inércia da Agetop

Mal retornaram das férias, Marconi Perillo e Jayme Rincón decidiram acrescentar mais um item na prateleira de absurdos da comunicação: agendar solenidade de repasse de recursos para a Agetop recuperar rodovias esburacadas em todas as regiões do estado. Não é brincadeira, pode acreditar. A caótica situação de muitas estradas vem sendo divulgada há dois meses pelos veículos de comunicação e o governo decide realizar evento para, finalmente, tentar resolver o problema.

Atraso da Comurg

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) também não escapa da propaganda infeliz quando bombardeia a mídia e internautas com relatórios de toneladas e mais toneladas de lixo e entulho recolhidos na capital. Existe outra função para a companhia? Até mesmo a exoneração de comissionados e a redução de diretorias estão sendo exaustivamente divulgadas quando o enxugamento deveria ter ocorrido há quase um ano. E a expectativa era economizar R$ 3 milhões. E não R$ 500 mil, como anunciado agora.

Wendell fez discurso emocionado ao receber o prêmio (Foto: Divulgação)
Wendell fez discurso emocionado ao receber o prêmio (Foto: Divulgação)

Rápidas

… Nessa quarta-feira, prepare-se para nova overdose de Wendell Lira, vencedor do gol mais bonito em 2015. Os méritos futebolísticos darão espaço, por algumas horas, à tietagem e oportunismo político dignos de celebridade mundial.

… Tanto barulho no combate ao mosquito Aedes aegypti e “na hora do vamos ver” falta chaveiro para abrir as portas das residências em Goiânia. É o fim da picada, algo constrangedor em se tratando da capital de um dos Estados com maior incidência de casos de dengue.

… O ombro quebrado do ex-senador José Sarney voltou a despertar nos urubus de plantão uma enxurrada de especulações sobre sua morte. O octogenário político maranhense segue mais vivo do que nunca. Em tempo: o acidente doméstico aconteceu na Ilha de Curupu, localizada no município de Raposa (MA). Tudo a ver com Sarney.

Comentários do Facebook