Congresso aborda temas da saúde em Goiânia

Na pauta, temas como dengue e ebola
Na pauta, temas como dengue e ebola

Em uma iniciativa inédita da Associação Goiana de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar (AGECIH), Sociedade Brasileira de Infectologia – Federada Goiás (SBI-GO), Sociedade Brasileira de Imunização – Regional Goiás (SBIM-GO) e Sociedade Brasileira de Medicina Tropical de Goiás (SBMT-GO), nesta sexta-feira, 22, e sábado, 23, acontecerá o MultiSaúde – Congresso Centro-Brasileiro de Infectologia, Controle da Infecção, Imunização e Medicina Tropical 2014. Evento será no Centro de Convenções de Goiânia.

Profissionais e estudantes de medicina, enfermagem e outras especialidades da saúde terão acesso a temas atuais de doenças virais e endêmicas, que preocupam toda a sociedade, por meio de palestras, mesas redondas, painéis e apresentação de trabalhos científicos, que abordarão casos clínicos, inovações e propostas de encaminhamentos. Na pauta, temas como dengue e ebola.

Destaques

Um dos pontos altos do Congresso MultiSaúde é a dengue – doença infecciosa causada pelo vírus da família Flaviridae e transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. A dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) atestam que cerca de 100 países já registraram casos da doença e que mais de 40% das pessoas estão sujeitas a ser infectadas pelo virus Aedes Aegypti. Até o momento já foram notificados mais de 350 mil casos da doença no Brasil – em 2013 o País apontou 2 milhões de casos, segundo o Ministério da Saúde.

Em Goiás os números apresentaram redução, mas ainda preocupam. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 99.500 casos de dengue foram notificados até o dia 8 de agosto. Em vista dos números, a doença será tema do painel “Dengue: Situação Atual e Desafios”, comandado pelo Coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Dr. Giovanini Coelho, e pelo Doutor em Medicina Tropical, Pedro Luiz Tauil. Neste espaço serão apresentadas novidades em torno do tratamento e do combate à doença.

Comentários do Facebook