Corpo técnico da Maternidade Nascer Cidadão é afastado

Sindicância vai apurar responsabilidades no caso de usuária que teve seu bebê na recepção da unidade

O secretário de saúde Fernando Machado anunciou o afastamento de todo o corpo técnico que estava de plantão no momento do parto da usuária Letícia Leite Machado, na Maternidade Nascer Cidadão
O secretário de saúde Fernando Machado anunciou o afastamento de todo o corpo técnico que estava de plantão no momento do parto da usuária Letícia Leite Machado, na Maternidade Nascer Cidadão

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 12, o secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado anunciou o afastamento de todo o corpo técnico que estava de plantão no momento do parto da usuária Letícia Leite Machado, na Maternidade Nascer Cidadão. O bebê nasceu às 19h45 da terça-feira, 11, enquanto a mãe aguardava por internação.

Afastados

publicidade

Os servidores envolvidos ficarão afastados até a apuração dos fatos por meio de sindicância aberta hoje pela SMS. O documento será encaminhado para os Conselhos de Medicina e Enfermagem para análise técnica. O prazo para os dados serem apresentados pelo secretário é de três a quatro dias para o resultado da sindicância.

Um usuário filmou a parturiente no momento do nascimento do bebê. O homem que aparece acolhendo a criança é o médico obstetra de plantão, que prestou os primeiro cuidados ao bebê do sexo feminino, que nasceu com 2.270 gramas e 47 centímetros. O bebê passou por todos os exames necessários, inclusive raio-x de tórax e crânio. Bebê e mãe passam bem.

Internação

De acordo com a direção da Maternidade, a usuária chegou à unidade sem acompanhante às 17h25 e às 19h foi reavaliada. O bebê nasceu às 19h45 enquanto a usuária aguardava a internação. A explicação da direção é que o processo expulsivo do bebê ocorreu de forma mais acelerada que o comum.

A usuária informou que era o segundo parto, mas na verdade é seu quinto filho. Essa informação pode ter prejudicado o raciocínio clínico da equipe. A Sindicância vai servir para apurar este fato também.