Unifan inaugura curso inédito de Metodologias Ativas no Centro-Oeste

Aula de estreia ficou sob responsabilidade do professor pós-doutor Francisco Prado Reis

Instituição é a única no Centro-Oeste a oferecer Pós-Graduação em Metodologias Ativas | Foto: Divulgação
Instituição é a única no Centro-Oeste a oferecer Pós-Graduação em Metodologias Ativas | Foto: Divulgação

Uma instituição de ensino de Aparecida de Goiânia será a primeira a oferecer pós-graduação em Metodologias Ativas em todo o Centro-Oeste.

Idealizado pela direção acadêmica da Faculdade Alfredo Nasser, o projeto é um investimento na qualificação dos estudantes de ensino superior.

“Foi muito pensado, discutido e avaliado, levando-se em conta toda a nossa experiência nessa atividade do ensino superior”, disse o professor pós-doutor Carlos Alberto Vicchiatti.

Metodologias Ativas

O curso aborda novas metodologias que estão sendo aplicadas e que trazem o aluno não mais como um ser passivo dentro da sala de aula.

Ruf Medicina 300 x 250

A ideia é tornar o estudante uma parte ativa no processo de aprendizagem, objetivando desenvolver a capacidade de articulação entre os processos de ensinar e aprender.

Outro foco é a utilização de metodologias e tecnologias da informação e comunicação na gestão e mediação de processos educacionais em espaços formais, informais e não formais.

O curso pretende ainda discutir as teorias atualizadas de aprendizagem, trabalhar projetos de intervenção e processos de criação com novas estratégias de aula.

O coordenador de pós-graduação da Faculdade Alfredo Nasser, pós-doutor Rogério Adelmo de Sousa explica que o curso de Metodologias Ativas conta com coordenação e docentes renomados na área da educação, com envolvimento em pesquisas e experiência com projetos de aplicação e atuação com as metodologias ativas.

LEIA MAIS: Curso de Odontologia na Unifan é aprovado e terá vestibular em 2018

Pós-graduação

“Nosso curso é direcionado aos graduados nas mais diversas áreas, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados às metodologias ativas, ao futuro da educação e às tendências que irão nortear os caminhos para uma educação de qualidade e eficaz”, ressaltou o coordenador.

A aula de estreia aconteceu no último sábado, 18, e foi ministrada pelo professor pós-doutor Francisco Prado Reis, que utilizou como tema “A aprendizagem baseada em problema”.

Ao elogiar a iniciativa da Faculdade em investir no Ensino Superior de qualidade, o professor destaca que, além de promover a atualização acadêmica dos profissionais voltados para a docência em todos os níveis, o curso possibilita aos alunos vasta reflexão sobre o seu papel frente a diversidade cultural encontrada na sala de aula e presente no ambiente acadêmico atual.

Além disso, o foco é também prepará-los para o atendimento às novas diretrizes pedagógicas e às principais atualizações metodológicas, desenvolvendo competências e habilidades do século XXI, no qual professores e estudantes se envolvem como parceiros em seus processos de ensino e aprendizagem em um mundo contemporâneo e tecnológico.


Quer se manter informado sobre o que acontece em Goiás? Siga o Instagram do Folha Z!