Defesa Civil emite alerta de risco sobre as primeiras chuvas em Aparecida

Relatório aponta perigo de "águas ácidas que se precipitam em meio à ventania, descargas elétricas, raios e trovoadas" e ainda recomenda que a população não tome banho de chuva nesses primeiros dias

A Defesa Civil de Aparecida emitiu um alerta sobre perigos trazidos pelas primeiras chuvas na cidade | Foto: Reprodução
A Defesa Civil de Aparecida emitiu um alerta sobre perigos trazidos pelas primeiras chuvas na cidade | Foto: Reprodução

A Defesa Civil de Aparecida de Goiânia emitiu um alerta nessa sexta, 20, sobre os perigos trazidos pelas primeiras chuvas na cidade após a longa estiagem.

O órgão levou em conta previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que informa sobre a proximidade da precipitação na Região Metropolitana.

De acordo com o alerta, as chuvas poderão trazer “águas ácidas que se precipitam em meio à ventania, descargas elétricas, raios e trovoadas”.

O relatório ainda aponta que essas formações são abruptas, com ventos fortes, semelhantes a “pequenos tornados”.

Já a qualidade ácida dessas chuvas vem da grande quantidade de dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada.

A acumulação de poluentes, por sua vez, é devida ao longo período de estiagem, aos incêndios e à poluição causada por combustíveis e indústrias.

Cuidados

Superintendente de Proteção e Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso | Foto: Folha Z
Superintendente de Proteção e Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso | Foto: Folha Z

Por isso, cuidados especiais são necessários por parte da população.

De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso, a recomendação é que, especialmente nos primeiros dias de precipitação, a população evite tomar banho de chuva.

“O contato com a chamada chuva ácida pode ocasionar irritação na pele, principalmente em crianças, que possuem uma sensibilidade maior”, relatou.

Confira o alerta da Defesa Civil: 

5 clubes em Aparecida de Goiânia para aliviar esse calorão agora


Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook