Descarte incorreto de lixo está entre fatores que provocam alagamentos durante período chuvoso

Resíduos descartados irregularmente
Resíduos descartados irregularmente

A Prefeitura de Goiânia pede a cooperação dos goianienses para o descarte correto do lixo na cidade, já que a situação se agrava em função do período chuvoso e das festividades de fim de ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o índice de chuva em dezembro – do dia 1 até às 10 horas do dia 18 – já representa 65% da quantidade esperada e acima da média normal para todo o mês.

Nesse cenário, se a comunidade faz o descarte de lixo e entulhos de forma irregular ocasiona o acúmulo de resíduos nas vias públicas, entupindo bueiros e contribuindo para os alagamentos na cidade.

Orientação
Para evitar que problemas como estes ocorram, a prefeitura orienta a comunidade a descartar o lixo nas horas e locais corretos. A coleta do lixo orgânico, em algumas regiões de Goiânia, é feita diariamente e a coleta de outros materiais em dias alternados.

Para ter conhecimento do dia e horário das coletas o cidadão pode entrar em contato com o departamento responsável do órgão, pelo telefone 3524-8569.

Lixo doméstico
A recomendação é descartar o lixo doméstico nos momentos que antecedem a passagem do caminhão de coleta. Para reforçar este serviço, a partir de janeiro 40 novos caminhões estarão em atividade na capital.

Já os entulhos – restos de materiais de construção, galhos provenientes da poda, vasos, móveis velhos e outros – são de responsabilidade do gerador, mas o órgão recolhe aqueles com até 2m³ – o que equivale ao tamanho de uma carroça – com o objetivo de propiciar qualidade à população.

Por dia, cerca 2,3 mil toneladas de lixo e entulho são recolhidos nas ruas, lotes baldios, logradouros públicos e margens de córregos. O descarte incorreto desse tipo de material, além de poluir o meio ambiente, representa risco à população e ainda deixa a cidade suja.

Cata-Treco
O Cata-Treco é um serviço disponibilizado à população para o recolhimento de bens inservíveis como sofás, camas, geladeiras, cadeiras e outros. O morador deve ligar na central de teleatendimento da Comurg, abrir uma ordem de serviço e aguardar o departamento responsável ligar para agendar o dia e o horário da coleta.

O objetivo é dar a todo material uma destinação ecologicamente correta, além de promover o aumento da renda dos membros das cooperativas conveniadas ao Programa Goiânia Coleta Seletiva (PGCS).

Comentários do Facebook