Detran intensifica fiscalização em dezembro

Dezembro é mês de festas e comemorações, mas para que o clima de confraternização se estenda também ao trânsito, o Detran-GO vai intensificar os trabalhos de educação e fiscalização. Até a virada de ano, quatro equipes vão realizar blitzes da Balada Responsável todas as noites em diversos pontos da capital. Outra equipe de educadores irá percorrer bares, restaurantes, locais de shows e feiras noturnas para alertar a população sobre os riscos da combinação de álcool e direção.

O trabalho visa garantir a segurança viária e prevenir acidentes. A estratégia utilizada é massificar a divulgação dos perigos da direção perigosa, promover atividades educativas e intensificar a fiscalização para punir e retirar das ruas os condutores que insistirem em desrespeitar as leis de trânsito, especialmente, os que misturarem álcool e direção.

As equipes da Balada Responsável contarão com reforço de infraestrutura. Além de guinchos para carros e motos, elas contarão com 60 etilômetros e 50 smartphones recém-adquiridos. Os dispositivos móveis estão interligados ao sistema do Detran-GO, facilitando o trabalho de consulta de veículos e CNHs.

publicidade

Lei Seca

O condutor flagrado dirigindo sob o efeito de álcool pode sofrer desde punição administrativa até criminal. Na autuação administrativa, o condutor terá que pagar multa no valor de R$ 1.915,40 (podendo dobrar em caso de reincidência), terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista, devidamente, habilitado. Caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar, o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de seis meses a três anos de detenção.