III Circuito da Igualdade Racial nas escolas busca a desconstrução do racismo

(Foto: Benjamin Bagmanian)
(Foto: Benjamin Bagmanian)

A Escola Municipal Professor Nadal Sfredo, localizada no Jardim Liberdade, recebe mais uma ação do III Circuito da Igualdade Racial, promovido pela Prefeitura de Goiânia. A parceria entre as secretarias municipais de Educação (SME) e de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Seppir) leva, aos alunos, a oficina “Introdução às Relações Étnico-Raciais”, que ocorre nesta quarta-feira, 12, a partir das 19h. Na sequência, dia 13, às 20h, os alunos e comunidade apreciam show de samba e MPE, com a cantora Janaína Thayná, e DJ PV Mexicano.

O III Circuito da Igualdade Racial teve início no último dia 4 e prossegue com programação até o dia 18 de novembro. A iniciativa, que integra as atividades da Prefeitura de Goiânia em comemoração ao mês da Consciência Negra, leva às escolas ações educativas, artísticas e culturais que propõem a reflexão sobre as relações étnico-raciais, com o objetivo de desconstruir o racismo. A próxima etapa do evento ocorre nos dias 17 e 18 de novembro, na Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral, localizada no Conjunto Vera Cruz.

Relações étnico-raciais

publicidade

Voltada para alunos do Ensino Fundamental e Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), a ação estimula a análise da trajetória da população negra no Brasil, sob aspectos como contribuição social, econômica e cultural, bem como busca detectar formas de operação do racismo. “As mesmas escolas que recebem este trabalho pedagógico são palco de apresentações de grupos afro, que exibem a riqueza da cultura por meio de intervenções artísticas”, explica Débora Marcela Machado, apoio técnico-pedagógico da Divisão de Estudos e Projetos da SME.

III Circuito da Igualdade Racial nas Escolas

Onde: EM Professor Nadal Sfredo (Rua VMS, Qd. C, Lt. C-2, nº 02, Jardim Liberdade)

Quando: Quarta-feira, 12, às 19h, e quinta-feira, 13, às 20h

Informações: (62) 3524-5054