Jardim América: um dos mais afetados pela dengue

Pacientes com dengue lotam o Cais do setor Jardim América
Pacientes com dengue lotam o Cais do setor Jardim América

O Ciams do Jardim América está lotado. Na capital foram registrados 1997 casos da dengue nas primeiras semanas e só no setor, já existem mais de 100 casos confirmados. Em apenas uma semana, 36 pacientes com o problema foram registrados, o maior número de incidência em Goiânia no período.

Na terceira semana de janeiro, além do Jardim América, Finsocial e Sudoeste foram os setores mais afetados pelo mosquito. Apesar dos altos índices, o problema pode ser ainda mais grave, uma vez que mesmo que a notificação da doença seja obrigatória, há hospitais que não cumprem esta norma.

Como agir

A orientação da Secretaria de Saúde é que toda pessoa que apresentar sintomas de dengue deve se hidratar e procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Se estiver com suspeita de dengue, não se auto-medique.

Os sintomas da dengue são febre (38º a 40º C), dor de cabeça, dor nos olhos, dor muscular, prostração, dor nas juntas, fraqueza, falta de apetite, náuseas, vômitos, manchas avermelhadas e coceira. Se a pessoa apresentar, além dos sintomas acima, dor intensa no abdômen, tonturas, vômitos intensos e sangramentos no nariz e nas gengivas, o caso pode estar evoluindo para a dengue grave.

Comentários do Facebook