JOGO LIMPO com Rodrigo Czepak

Rodrigo Jogo Limpo

Razão da sujeira

Nion lidera reuniões que definirá um plano de prioridades para Goiânia / Foto: Reprodução
Nion Albernaz, ex-prefeito de Goiânia / Foto: Reprodução

Volta e meia o ex-prefeito Nion Albernaz (PSDB) recorre à velha tática de mencionar “Goiânia encardida” para alfinetar os adversários políticos. Se a crítica não encontrou ressonância na gestão de Iris Rezende (PMDB), o mesmo não pode ser dito em relação a Paulo Garcia (PT). A cidade ainda enfrenta problemas com o recolhimento de lixo, limpeza e manutenção de áreas públicas. E a crise na área de iluminação está ajudando o ex-prefeito a acrescentar mais um item no seu vocabulário: “Goiânia encardida e escura”.

Prós e contras

Nion Albernaz ficou conhecido como o “prefeito das florzinhas”, gestor perfeccionista com o visual de Goiânia. Inspecionava diariamente a manutenção dos canteiros em avenidas de grande fluxo, hábito que impulsionou o seu marketing pessoal. A Diretoria de Parques e Jardins da Comurg, principalmente no segundo governo (89 a92), tinha mais status do que muitas secretarias. O ponto fraco de Nion foi não ter construído obras de infraestrutura que assegurassem à capital, no futuro, avanços na mobilidade urbana. Exceção ficou por conta da duplicação da avenida T-63.

Altar partidário

Enquanto o senador Ronaldo Caiado dá seguidas declarações contra a fusão entre DEM e PTB, o casamento em Brasília parece estar bem próximo de um desfecho. Sete dos 25 deputados do PTB anunciaram que não irão acompanhar o partido na troca de alianças com o DEM e por isso já conversam com outras siglas. Se mantiver a atual postura, Caiado também deverá correr atrás de novo partido para reeditar candidatura a cargo executivo em 2018.

Empresário Júnior Friboi (PMDB)
Empresário Júnior Friboi (PMDB)

Eterna crise

O que seria do noticiário político local sem as intermináveis novelas peemedebistas? Mais uma vez só se fala na suposta expulsão do empresário Júnior Friboi do partido. Dezesseis anos na oposição em Goiás e o PMDB ainda não aprendeu a reunir seus problemas, sacudir a poeira e dar a volta por cima. E ainda tem gente de peso na sigla que defende a profusão de crises para manter evidência na mídia. Falta só a narração do garoto-propaganda Tony Ramos para que a novela “O Enigma Friboi” fique mais empolgante.

Nuas nas ruas

Se Goiânia carrega a fama de capital das mulheres bonitas, ninguém tira de Porto Alegre o título de capital das mulheres peladas. Hoje, outra gaúcha resolveu exibir seu corpo próximo a um shopping da cidade. Com certeza a curiosidade e a repercussão têm funcionado como estímulo para o crescimento dessa inusitada mania de protestar. Ou simplesmente aparecer. Uma produtora de vídeo da capital gaúcha já entrou em contato com algumas peladonas para produzir documentário sobre quem são e o que pensam.

Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente e líder da bancada evangélica na Câmara
Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente e líder da bancada evangélica na Câmara

Homem-bomba

As tendências suicidas de Andreas Lubitz, copiloto do Airbus 320 da Germanwings, caíram como uma bomba no mundo da aviação. O principal suspeito da queda da aeronave que matou 150 pessoas na França já tinha passado por tratamento e mesmo assim não recebia qualquer tipo de acompanhamento psicológico por parte da empresa. Especialistas consideram gravíssima essa omissão e entendem que o fato precisa ser tratado como divisor de águas para que novas tragédias sejam evitadas.

Marcação cerrada

O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha segue sua peregrinação pelo país em defesa da reforma política com os movimentos gays no seu encalço. Depois de São Paulo, hoje o parlamentar enfrentou a ira homossexual em Porto Alegre. Eduardo Cunha vai sentindo na pele o quanto custa defender posições conservadoras em um país tão complexo e heterogêneo.

Comentários do Facebook