ALARMANTE: 30 motociclistas são socorridos diariamente pelos Bombeiros em Goiânia

Simulação de acidente, realizada pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com o Detran-GO, alerta população para os riscos do desrespeito às leis de trânsito | Foto: Divulgação / Detran-GO
Simulação de acidente, realizada pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com o Detran-GO, alerta população para os riscos do desrespeito às leis de trânsito | Foto: Divulgação / Detran-GO

De acordo com o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), 62% dos feridos e mortos em acidentes de trânsito estavam pilotando ou eram passageiros de motocicletas. Os dados alarmantes foram foco de ação educativa do órgão nesta quinta-feira, 21.

Uma simulação realizada em frente à sede do Detran-GO na Cidade Jardim destacou o perigo da pressa e da imprudência no trânsito: “O carro avança diante do sinal verde. Na outra via, uma motociclista apressada tenta passar no sinal que acabou de fechar. Os dois colidem. O motorista sai ileso, mas a condutora da moto tem três fraturas e teve que ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros”.

A narrativa da simulação retratou uma cena cotidiana nas grandes cidades. Diariamente, cerca de 30 motociclistas são resgatados e recebem os primeiros-socorros dos Bombeiros após se envolverem em acidentes na Capital.

LEIA MAIS: SUSTO! Zumbis são usados em ação de marketing no Centro de Goiânia

“Por isso, temos intensificado as ações educativas específicas para esse público, lembrando-os que o uso correto de equipamentos de segurança e a direção defensiva são seus principais aliados”, destacou o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Também foi realizada uma blitz educativa no local | Foto: Divulgação / Detran-GO
Também foi realizada uma blitz educativa no local | Foto: Divulgação / Detran-GO

Além da simulação, foi realizada simultaneamente uma blitz educativa, para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes no trânsito, estimulando a adoção de comportamentos seguros.

Bombeiros

De acordo com a tenente Daniela Cristina Oliveira, o Corpo de Bombeiros passa por treinamentos constantes para promover o aprimoramento técnico, visando o resgate e socorro às vítimas de trânsito para que seja cada vez mais rápido e eficiente.

Ela destacou que é crescente o número de acidentes envolvendo motociclistas, pois, à revelia do que diz o Código de Trânsito Brasileiro, nas ruas, os veículos maiores não cuidam da segurança dos menores. “Todos devem contribuir para evitar a exposição de motociclistas, inclusive os próprios motociclistas”, avaliou.

LEIA MAIS: Veja por que você não deve nunca andar de moto com bermuda e chinelo

Semana do Trânsito

A simulação de acidente faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano aborda o tema: Minha escolha faz a diferença. Por isso, de 18 a 25 de setembro, o Detran-GO em parceria com SMTs, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros têm intensificado as ações de educação e de fiscalização, com a finalidade de sensibilizar condutores, ciclistas e pedestres para o respeito à vida e às leis de trânsito.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Comentários do Facebook