Vai mudar de cidade e está só? Veja as melhores dicas de como se adaptar!

Mudar de cidade impacta muito o seu cotidiano. Confira as dicas de como se adaptar em um novo ambiente | Foto: Unsplash
Mudar de cidade impacta muito o seu cotidiano. Confira as dicas de como se adaptar em um novo ambiente | Foto: Unsplash

Todo mundo sabe que mudar de cidade não é uma tarefa fácil. Seja por motivos pessoais ou profissionais, é sempre necessário passar por aquele período de adaptação.

Além disso, essa situação tira qualquer um da zona de conforto, graças ao advento de tarefas anteriormente desnecessárias.

Se você mudou para outra cidade, como Goiânia, por exemplo, vamos te dar algumas dicas para agilizar o processo de adaptação!

Faça um reconhecimento de seu bairro

Unifan Bolsas de até 70% – 300×250

Antes de mais nada, para se adaptar ao mudar de cidade, é preciso entender o local onde você vai passar a maior parte do seu tempo.

Para isso, faça longas caminhadas de reconhecimento de seu bairro, localize os serviços essenciais, como banco, farmácia, banca de jornal, supermercado, lotérica, salão de beleza, academia e escolas, entre outros.

Quanto mais você entender o local onde mora, mais fácil será se adaptar a ele.

Pratique atividades físicas regularmente

A atividade física é boa tanto para ocupar o tempo quanto para manter a saúde física e mental.

Para liberar endorfinas é preciso suar – assim, o corpo fica mais equilibrado e a mente mais estável, permitindo que os níveis de energia e bem-estar sejam maiores.

O seu humor só tem a ganhar, deixando a adaptação mais fácil e muito menos sofrida.

LEIA MAIS: 5 lugares para você buscar uma SEGUNDA CARREIRA

Faça novos amigos 

Fazer novos amigos pode ser desafiador, mas hoje em dia há diversas soluções para esse problema. Os aplicativos de relacionamentos, como o Badoo, podem te ajudar a encontrar pessoas com interesses em comum.

Frequentar cursos também é uma boa maneira de estar perto de pessoas afins. Outra dica é entrar em grupos do Facebook que reúnam fãs de algum esporte ou atividade de lazer diferenciada, como o Corridas em Goiânia.

O segredo é se expor às pessoas que tenham as mesmas vontades que as suas para facilitar a conexão e a troca de experiências e de vivências, potencializado a probabilidade de criar novos laços e relacionamentos.

Tenha programações para o final de semana 

É muito importante manter-se ocupado durante o final de semana, já que esses podem ser os dias mais difíceis para quem está sozinho em um novo lugar.

Você pode tirar o dia para assistir um jogo do Goiás no estádio de futebol, ver um show no SESC ou conhecer a culinária local indo almoçar ou jantar em um restaurante típico goiano.

O importante é se manter ocupado para que não haja tempo para tristeza, solidão e saudade.

Se organize para visitar sua cidade de origem 

Para matar a saudade, se organize sempre para visitar sua cidade natal. Assim, você mantém contato com o que deixou para trás e pode construir novas memórias, se reaproximando do que ficou longe. Ter uma data de reencontro diminui a distância de tempo e de espaço.

Para manter a organização, anote na agenda os feriados prolongados e corra atrás de passagens.

Ou seja, mudar vai exigir trabalho e disciplina. Para criar uma vida nova, com uma nova rotina, é preciso investir em construir uma vida tão boa quanto a anterior na cidade nova.

As coisas não serão as mesmas, mas é possível se adaptar ao novo com força de vontade, determinação e dinamismo. Construa a vida que sempre sonhou na nova cidade.

Acompanhe o Folha Z no FacebookInstagram e Twitter