Mensagem viralizou alertando que andar sem máscara no carro acarretará multa em Goiás. Mas informação não procede | Foto: Gustavo Fring/Pexels
Mensagem viralizou alertando que andar sem máscara no carro acarretará multa em Goiás. Mas informação não procede | Foto: Gustavo Fring/Pexels

Viralizou nas redes sociais uma mensagem que afirma que quem for flagrado dentro do carro sem máscara em Goiás receberá multa de R$ 128.

Segundo o texto, a multa será emitida como “dirigir sem uso de itens de segurança, 3 pontos na carteira” e serviria para motorista e passageiros, assim como para motociclistas.

Será?

A resposta é simples: apesar de haver a imposição do uso de máscaras por meio de decreto estadual, ao seu descumprimento não foi atrelada nenhuma penalidade, dentro do carro ou não.

Além disso, a legislação de trânsito é de competência privativa da União e, ao exercer sua competência suplementar na matéria, o município não pode impor sanções mais graves do que aquelas previstas no âmbito federal.

A interpretação é da Curadoria da Saúde e Cidadania do Ministério Público de Goiás: a multa de trânsito por descumprimento ao uso obrigatório de máscaras no trânsito é inconstitucional.

Mas fica o alerta: a recomendação dos órgãos de saúde sobre o uso de máscaras no combate à pandemia do coronavírus objetivam a proteção de todos nesse momento tão delicado.

Fiscalização começa a multar comércios que descumprem regras em Goiânia


Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook