Confira o que poderá abrir no domingo em Aparecida com a chegada do cenário amarelo, ou moderado, de risco da pandemia do coronavírus | Foto: Rodrigo Estrela
Confira o que poderá abrir no domingo em Aparecida com a chegada do cenário amarelo, ou moderado, de risco da pandemia do coronavírus | Foto: Rodrigo Estrela

Seguindo o plano progressivo de escalonamento do comércio de acordo com o agravamento da epidemia de coronavírus na cidade, Aparecida agora terá fechamento de todos os bairros no domingo.

Com uma média de 100,3 novos casos confirmados a cada 24h nos últimos 10 dias e uma taxa de ocupação de 75% de todas as vagas de UTI, a cidade entrou no cenário amarelo, ou moderado, de risco.

Dessa maneira, além do escalonamento regional, em que cada setor deve ficar fechado por 1 dia da semana, todos os bairros deverão respeitar o lockdown dominical.

Veja o que pode abrir no domingo em Aparecida a partir do dia 28/06:

    1. Supermercados*;
    2. Farmácias*;
    3. Padarias*;
    4. Postos de combustíveis*;
    5. Delivery de alimentos*;
    6. Feiras livres e especiais;
    7. Estabelecimentos de assistência à saúde no atendimento de urgência e emergência, incluindo os serviços odontológicos e hospitalares;
    8. Estabelecimentos que prestem serviços funerários;
    9. Atividades de organizações religiosas que seguem portaria própria;
    10. Atividades de segurança pública e privada;
    11. Empresas situadas nos polos industriais do município que realizem o transporte de seus funcionários;
    12. Transportadoras;
    13. Empresas nas margens das BRs que realizem o transporte de seus funcionários;
    14. Empresas de medicamento (fabricação e distribuição);
    15. Delegatários de serviços públicos;
    16. Bancos e Agências lotéricas;
    17. Órgãos públicos.

*Obs: Os primeiros 5 itens só poderão abrir aos domingos em toda a cidade, ficando vedado seu funcionamento no dia de fechamento setorial.

Escalonamento setorial em Aparecida | Foto: Divulgação
Escalonamento setorial em Aparecida | Foto: Divulgação

E sábado?

Por enquanto, não haverá restrições em relação ao sábado.

Porém, o planejamento é que, caso a situação da pandemia se agrave, o cenário laranja traga também o lockdown para sábado, a partir das 13h.

Sistema de cores

Cenários de risco da pandemia do novo coronavírus em Aparecida | Foto: Divulgação
Cenários de risco da pandemia do novo coronavírus em Aparecida | Foto: Divulgação

O sistema de cenários em cores é baseado nos números da covid-19 em Aparecida e nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS).

No cenário estável, o verde, que durou do início da pandemia até o dia 22 de junho, é previsto que o comércio em cada macrozona do município feche 1 vez de 2ª a 6ª feira.

Atualmente, no amarelo, de risco moderado, todas as macrorregiões passam a fechar também aos domingos.

Já no laranja, de risco alto, elas fecham 2 vezes por semana aos sábados, a partir das 13h e aos domingos o dia inteiro, com exceção dos serviços de saúde de urgência e emergência, supermercados, postos de combustíveis e farmácias.

Por fim, no vermelho (risco altíssimo), aumentam para 3 os dias de fechamento durante a semana e fecham-se aos sábados e domingos, com exceção dos serviços e empreendimentos já citados.

Veja que dia seu comércio pode abrir em Aparecida


Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook