Pediatria do Hospital Municipal de Aparecida terá 111 internações/mês

Nova ala infantil do HMAP foi lançada nesta quarta, 8, com 10 leitos de UTI pediátrica e 30 leitos de enfermaria com TV e ar condicionado

A nova ala infantil do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) foi lançada na manhã desta quarta-feira, 8.

No local, o prefeito Gustavo Mendanha realizou a entrega de 10 leitos de UTI pediátrica e de 15 apartamentos, com 30 leitos de enfermaria infantil.

Segundo o prefeito, a expectativa é oferecer tratamento para todo o Estado: “Vou ajudar a cuidar das crianças de Goiás”.

Com as novas instalações, será possível realizar 111 internações por mês.

Porém, a prefeitura ressalta que não se trata de um hospital de portas abertas, ou seja, os pacientes só são encaminhados para lá após um 1º atendimento em outras unidades de saúde.

De acordo com o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, a antecipação da inauguração, antes prevista para o meio do ano, foi possível graças a recursos da própria prefeitura e do Governo Federal.

“O Ministério da Saúde foi muito sensível a nossa causa e atendeu ao apelo do prefeito por repasses para custeio e aquisição de equipamentos”, afirmou o secretário.

Durante a coletiva de lançamento, o prefeito também anunciou que a cidade em breve deve contar com uma nova maternidade, além de um hospital do câncer.

"Se antes nossas crianças precisavam ir para outras cidades em busca de tratamento, a partir de agora, receberão assistência aqui mesmo. Estou muito feliz com isso", disse o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha no lançamento da ala pediátrica do HMAP | Foto: Folha Z
“Se antes nossas crianças precisavam ir para outras cidades em busca de tratamento, a partir de agora, receberão assistência aqui mesmo. Estou muito feliz com isso”, disse o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha no lançamento da ala pediátrica do HMAP | Foto: Folha Z

Pediatria

Os 40 leitos entregues nesta semana serão preenchidos paulatinamente, via Central Municipal de Regulação, com o objetivo de garantir a segurança dos pacientes.

Cada apartamento da ala pediátrica tem apenas 2 leitos, que proporcionam mais privacidade e conforto aos usuários.

Há camas para os acompanhantes, ar condicionado nos quartos e televisão.

Com as paredes enfeitadas por adesivos, brinquedoteca e refeitório próprio, adaptado para o público infantil, o ambiente promove mais humanização.

Prefeitura de Aparecida inaugurou ala de pediatria do Hospital Municipal de Aparecida com 40 leitos nesta quarta-feira, 8 | Foto: Wigor Vieira
Prefeitura de Aparecida inaugurou ala de pediatria do Hospital Municipal de Aparecida com 40 leitos nesta quarta-feira, 8 | Foto: Wigor Vieira

HMAP

Inaugurado em 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura.

A unidade tem 230 leitos, sendo 30 UTI’s, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos.

Com recursos federais e estaduais previstos, a unidade deve ter pleno funcionamento até novembro, realizando mensalmente cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames.

Aniversário de Aparecida 2019: Veja a programação COMPLETA AGORA


Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook