Lombada eletrônica pode ser instalada em ponto de acidente fatal em Aparecida | Foto: Reprodução / SagresTV
Lombada eletrônica pode ser instalada em ponto de acidente fatal em Aparecida | Foto: Reprodução / SagresTV

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia estuda instalar uma lombada eletrônica na baixada da Avenida Benedito Silvestre de Toledo, no setor Independência Mansões.

Foi neste ponto que um motociclista de 27 anos morreu em acidente na tarde dessa segunda, 8.

Ele seguia pela via quando se desequilibrou ao atingir um dos tachões da ciclofaixa.

Na queda, seu corpo foi arremessado e atropelado por um caminhão que trafegava pela avenida, levando o jovem à morte na hora.

Esse não foi o 1º acidente causado pelos tachões e reacendeu o debate em relação à segurança do seu uso.

Enquete

Em enquete realizada pelo Folha Z no Instagram, a maioria dos leitores é contrária à estrutura usada nas ciclofaixas de Aparecida.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Folha Z (@folhaz) em

Até as 17h desta terça, 9, aproximadamente 63% dos votantes opinou contrariamente aos tachões.

“Eu não concordo com essa sinalização, as pistas ficaram muito estreitas, sem contar que contribui bastante para incidência de acidentes”, escreveu um seguidor.

Outro sugeriu que os tachões poderiam ser trocados por uns bastões de plástico. “Assustam e evitam acidentes, porém não estragam os carros e não derrubam ninguém! Aqui em SP já usam bastante isso”, disse.

Mas também houve quem concordasse com a manutenção dessa sinalização.

“Se a ciclovia, com a sinalização, o pessoal passa em cima, imagina sem nada”, argumentou uma leitora.

Outro destacou que a velocidade é a verdadeira culpada, visto que uma pedra ou um animal teriam o mesmo resultado que um tachão para um motociclista.

Prefeitura

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a cliclofaixa da Avenida Benedito Silvestre de Toledo faz parte do projeto de Mobilidade Urbana implantado em toda a cidade.

Ao todo são 25 km de ciclovias e ciclofaixas, sendo 17 deles na via em que ocorreu o acidente.

Segundo a Seinfra, o local foi finalizado e conta com sinalização, tanto vertical quanto horizontal, como placas e pinturas no asfalto, além dos tachões segregadores que têm a função de dividir a pista e proteger os ciclistas.

A secretaria ainda informou que está em conversação com a SMTA para estudar uma forma de melhorar a sinalização em 2 pontos mais críticos desses 17 km, além da possível instalação de uma lombada eletrônica na baixada.

“A secretaria finaliza solicitando maior conscientização e cuidado por parte dos motoristas e motociclistas, pois a ciclovia consta da legislação de trânsito e precisa ser respeitada e não realizar manobras arriscadas e não ultrapassar a velocidade da via”, informou a assessoria da pasta.

Motociclista morre na hora após acidente gravíssimo em Aparecida | Foto: Leitor / Folha Z
Motociclista morre na hora após acidente gravíssimo em Aparecida | Foto: Leitor / Folha Z

Viatura da ROTAM capota e deixa 4 policiais feridos


Quer receber notícias de Aparecida de Goiânia em tempo real?

Mande uma mensagem para o Whatsapp do Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais do Folha Z direto do seu celular!

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “Quero notícias de Aparecida em tempo real”.

Comentários do Facebook