Paulo Garcia inaugura o Atende Fácil, primeira central de relacionamento presencial da Prefeitura de Goiânia

Atende Fácil pretende agilizar o acesso da população aos serviços (Foto: Edilson Pelikano)
Atende Fácil pretende agilizar o acesso da população aos serviços (Foto: Edilson Pelikano)

Foi inaugurada nesta segunda-feira (30) a primeira central de relacionamento presencial da Prefeitura de Goiânia. Instalada no Paço Municipal, no Park Lozandes, a Atende Fácil funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados e pontos facultativos, das 7h às 12h, com objetivo de facilitar o acesso a aproximadamente 250 serviços prestados pela administração da Capital.

Durante a solenidade de entrega da agência, o prefeito Paulo Garcia (PT) também assinou decreto para a instalação de uma central de relacionamento presencial no Mercado do Setor Pedro Ludovico, na Região Sul de Goiânia.

Atende Fácil

Concebida aos moldes do Vapt Vupt e de outras Centrais de Atendimento Integrado espalhadas pelo país desde o início da década de 90, a Atende Fácil tem capacidade para atender duas mil pessoas por dia em 31 guichês. Inicialmente, a unidade reunirá serviços de oito órgãos: Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Vigilância Sanitária e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Finanças (Sefin), Administração (Semad), Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), e Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT).

Prefeito Paulo Garcia (PT) acredita
Prefeito Paulo Garcia (PT) acredita que Atende Fácil garantirá conforto e comodidade aos cidadãos e cidadãs desta cidade (Foto: Guilherme Coelho/Folha Z)

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Para o prefeito Paulo Garcia (PT), a central “foi pensada como forma de concentrar em um único espaço físico a prestação de diversos serviços públicos e de utilidade pública, com a infraestrutura necessária para garantir conforto e comodidade aos cidadãos e cidadãs desta cidade”. Na tentativa de garantir a eficiência na prestação do serviço, a prefeitura criou um manual de conduta e um valor da gratificação mensal recebida pelos servidores. Pelo mecanismo, infrações resultam em advertências, redução na remuneração dos funcionários, inclusive cumulativa, e podem levar até mesmo ao afastamento da função.

Investimento

Foram investidos R$ 729,8 mil na implantação do Atende Fácil no Paço Municipal, incluindo obras para adequação do espaço, aquisição de mobiliário e equipamentos, como os de informática. Por mês, a manutenção da unidade deve demandar cerca de R$ 90 mil dos cofres públicos. O valor é referente a despesas como água mineral, água, luz, telefone, impressões, manutenção de equipamentos e gratificação de servidores. A gestão da unidade está a cargo da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

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