Preocupações internacionais – Bastidores de Brasília com José Marcelo

Noticias do Poder

Dilma se encontra com representantes da União Europeia durante a COP21 (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Dilma se encontra com representantes da União Europeia durante a COP21 (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Preocupações internacionais

Se em um setor que está lucrando alto com a crise política e a crise econômica do Brasil é o de consultoria e análise de conjuntura política. Diretor de um dos mais importantes escritórios desta natureza, a Arko Advice, o sociólogo e cientista político Thiago de Aragão, diz que há tempos não passa um mês sem viajar para dar palestras para investidores estrangeiros, preocupados com a situação do Brasil. Eles estão com medo, segundo Aragão, em função da percepção do risco para o capital estrangeiro. A exceção, segundo o cientista político, são as empresas de petróleo e gás e as de telefonia. Os dois setores sabem que o governo terá de abrir ainda mais o setor para a iniciativa privada, por causa da incapacidade de atender à demanda.

Governo vintage

Governo vintage ou controle da máquina do tempo. Assim vem sendo chamado esse segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, nas rodas de conversas políticas em Brasília. A explicação para a piada é o fato de boa parte das famílias da chamada nova classe C ter sido devolvida para a condição de família de baixa renda. Também contribui para a anedota o fato de a inflação, a recessão e o desemprego estarem de volta, assim como o fato de produtos estarem saindo as listas de compras dos supermercados e de marcas bem mais populares voltarem a compor a lista, na hora de abastecer a despensa.

Bola fora 1

Dentro do próprio governo já existe um consenso de que não foi muito simpática a  participação da presidente Dilma Rousseff na abertura da conferência do Clima COP 21, realizada na França. Pegou mal, primeiramente, o fato de  a extensa comitiva presidencial ter se hospedado em um dos hotéis mais luxuosos de Paris. A embaixada do Brasil na França tem um andar inteiro para acomodar brasileiros ilustres, em visita ao país, assim como tem toda a estrutura da embaixada para atender às necessidades de comunicação, trabalho e descanso.

Bola fora 2

A segunda bola fora foi o cancelamento da visita que Dilma Rousseff faria ao Japão, e que foi cancelada em cima da hora. Considerada uma gafe internacional, a suspensão da visita frustrou  as expectativas do governo da terceira maior potência econômica do mundo, de um país com quem o Brasil mantém históricas e rentáveis relações diplomáticas e financeiras, sem contar as relações afetivas. Ainda vale lembrar que os preparativos de uma recepção de governante sempre envolvem gastos e, diferentemente do que acontece por aqui, no Japão a prestação de contas por parte do governo, para a população, é coisa muito séria.

Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva
Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva

Não adianta prender

Existe um certo consenso entre cientistas políticos em Brasília de que, por mais que as operações Zelotes e Lava-jato esbarrem no nome de pessoas próximas ou do próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não seria um bom negócio mandá-lo para a cadeia. Isso poderia provocar, segundo os analistas, uma espécie de comoção nacional, fortalecê-lo  politicamente e fazer de Lula uma grande vítima. Sem contar na pré-disposição de juízes em emitir habeas corpus para soltar o ex-presidente.

Virou moda

Por falar em Zelotes e Lava-Jato, as assessorias de imprensa do Ministério Público e da Polícia Federal estão tendo de cotar um dobrado para barrar advogados nas entrevistas coletivas sobre os dois assuntos. Como muitas informações chegam ao público por meio do noticiário, advogados dos envolvidos ou dos que imaginam que a qualquer hora estarão na lista pública de investigados acham que têm o direito de acompanhar um evento dedicado exclusivamente aos jornalistas. No entanto, eles pensam diferente na hora das audiências, quando querem deixar a imprensa bem longe.

José Marcelo dos Santos é comentarista de política e economia do CNT Jornal e apresentador da edição nacional do Jogo do Poder Notícias, pela Rede CNT. É professor universitário de Jornalismo, em Brasília (E-mail para esta coluna: noticiasdopoder@uol.com.br)

Comentários do Facebook