Protesto em memória da vereadora Marielle Franco é convocado em Goiânia

Marielle Franco (PSOL) foi executada violentamente no RJ  na noite da última quarta-feira, 14 | Foto: Reprodução
Marielle Franco (PSOL) foi executada violentamente no RJ
na noite da última quarta-feira, 14 | Foto: Reprodução

Goiânia une-se à lista de capitais onde estão sendo agendadas mobilizações públicas em memória da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL).

Em Goiânia, o evento “Marielle Franco, Presente! Marcha contra o genocídio negro” está agendado para a próxima sexta-feira, 16, às 17h na Praça Cívica. Cerca de 300 pessoas marcaram comparecimento.

O caso

publicidade

Na noite da última quarta-feira, 14, Marielle foi executada violentamente no centro da capital carioca, quando voltava para casa após um encontro. O motorista do carro, Anderson Pedro Gomes, também morreu.

Conforme testemunhas, os criminosos emparelharam um veículo com o carro de Marielle e efetuaram os disparos. Nada foi roubado.

Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, além de cidades do sul, norte e nordeste também planejam protestos e marchas não apenas em memória à Marielle como em denúncia ao assassinato em massa da população negra no Brasil.

LEIA MAIS: Leonardo Arantes diz ser perseguido por ‘fraudadores de seguro’

Marielle, presente!

Marielle Franco tem mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense e escreveu dissertação sobre as Unidades de Polícia Pacificadoras.

No fim de fevereiro deste ano, a vereadora havia sido nomeada relatora da comissão que acompanhará a intervenção militar no Rio de Janeiro.

Reconhecida pelo ativismo em direitos humanos, ela vinha denunciando as violências e abusos cometidos pela polícia no bairro de Acari.

Marielle foi a quinta vereadora mais votada da capital carioca.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter