Saiba o que fazer quando for surpreendido por uma enchente

Chuva de domingo, 30, causou enchente e trouxe danos para a capital| Foto: Leitor FolhaZ
Chuva de domingo, 30, causou enchente e trouxe danos para a capital| Foto: Leitor FolhaZ

O período chuvoso começou e os danos se agravaram, devido, principalmente, à falta de planejamento da cidade, omissão do poder público e desconhecimento por parte da população.

A recente chuva de domingo, 30, trouxe aos cidadãos a preocupação com esse fato e que as pessoas devem tomar alguns cuidados. O tenente-coronel Monteiro, do Corpo de Bombeiros, alerta que, em casos de enchente, a primeira providência do motorista é procurar um local seguro e fugir do automóvel, caso a enxurrada comece invadir o veículo.

“O motorista deve ficar atento aos perigos que a chuva traz. Se ele perceber que o local é propício a grande volume de enxurrada e enchente, ele deve evadir-se, pois antes a vida do que um objeto. O carro a pessoa trabalha e compra outro. A vida é só uma. Preocupe com a vida dos passageiros e das pessoas envolvidas”, disse.

LEIA MAIS

Mulher é sugada por bueiro durante temporal em Anápolis e morre

Faxineira necessita de ajuda para reconstruir casa que foi destruída pela chuva

Marginal Botafogo era área de risco e Crea já havia alertado a prefeitura

Pedestre

Em relação ao pedestre, o cuidado é procurar um local que tenha um abrigo seguro e firme. Monteiro relembra que não se deve ficar debaixo de árvores, pois elas atraem descargas elétricas.

Se uma pessoa for levada pela enxurrada, a primeira coisa a fazer é não entrar em pânico. Sem treinamento, jamais entre na água para tentar salvá-la. Procure objetos como galhos e cordas para tentar salvar a vítima. Não use objetos de metal, que podem atrair raios.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Comentários do Facebook