SMS prepara Campanha de Vacinação Antirrábica

vacinação antirrábicaA Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), por meio do Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses, promove neste sábado, 27, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A vacinação, que pretende imunizar cães e gatos da capital, acontecerá das 8h às 17h, em 393 postos distribuídos pela cidade. A abertura do evento será no Ciams Novo Horizonte. A ação contará com a participação de cerca de 2.300 pessoas, entre servidores, estudantes e voluntários.

Nesta sexta-feira, 26, a partir das 8h, cerca de 50 voluntários – médicos veterinários e agentes de saúde – vão preparar as vacinas que serão distribuídas para os postos de vacinação. O trabalho será dividido em equipes, que serão responsáveis pela contagem das doses, identificação do isopor, armazenamento, conservação etc. A preparação será no Centro de Zoonoses e as vacinas distribuídas para os Distritos Sanitários.

Campanha

Não há registros da doença em humanos desde fevereiro de 1999, mas em 2012 e 2014 foram reportados casos em animais. Em 2012 foram confirmados um caso de raiva em gato e dois em morcegos. Neste ano, um cão e seis morcegos apresentaram o vírus rábico. Os indicadores servem como alerta e reforçam a importância da vacinação dos cães e gatos no município para prevenção dessa grave zoonose.

Para prevenir novas ocorrências da zoonose, serão montados 393 postos fixos e outros volantes, em todos os sete distritos sanitários de Goiânia – Noroeste, Leste, Oeste, Campinas/Centro, Sul, Sudoeste e Norte. O objetivo é imunizar 100% da população canina e felina da cidade, com a meta de, no mínimo, 80% da população canina estimada, que compreende 160 mil cães.

A Raiva é uma doença viral transmitida por mamíferos. Ela tem dois ciclos de transmissão: urbano, no qual os principais transmissores são os cães e gatos; e silvestre, no qual o morcego é o maior transmissor. A doença ataca o sistema nervoso e tem uma letalidade de quase 100%. No ciclo urbano, a raiva pode ser eliminada por meio da prevenção.

Comentários do Facebook