Goiás tem risco de temporal, granizo e deslizamento até o final de semana

Inmet emite risco de temportal e queda de granizo para o fim de semana em Goiás. Defesa Civil orienta as vítimas| Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia
Inmet emite risco de temportal e queda de granizo para o fim de semana em Goiás. Defesa Civil orienta as vítimas| Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira, 1, um alerta de temporal e chuvas intensas para Goiás a partir de hoje, 1, até o próximo final de semana, 4. Segundo o comunicado, há risco de ventanias, queda de granizo, raios e deslizamentos de terra.

De acordo com o Instituto, os cidadãos devem se preparar para as condições climáticas provocadas pelo fenômeno do “cavado” e “baixa pressão”, o que favorece a formação de nuvens com muita água.

LEIA MAIS: Em meio a caos na Segurança Pública, José Eliton deixa o cargo

publicidade

O risco de severidade é categorizado como “perigo potencial”, com possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e leves alagamentos. Ventos intensos 11-16 m/s (40-60 Km/h), e chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Instruções

O Inmet orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há riscos de quedas. Elas não devem também estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, porque há risco de queda pelo vento. Em chuvas intensas, os especialistas recomendam que desligue o quadro geral de energia.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter