UFG lidera ranking de universidades do Inep em Goiás e PUC fica à frente apenas da UEG

UFG ficou em primeiro no Estado em ranking que avalia o ensino superior | Foto: Reprodução
UFG ficou em primeiro em ranking que avalia as universidades de Goiás | Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última segunda-feira, 27, o resultado da sua avaliação do ensino superior nacional, incluindo universidades, institutos, centros e faculdades. Em Goiás, apenas duas universidades atingiram notas consideradas acima da média.

A lista detalhada os dados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicador de qualidade que das instituições de educação superior. O índice é calculado por meio de uma média das notas das instituições no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) dos últimos três anos e considerando maior peso para cursos com mais alunos. Além disso, só pontuaram as instituições que possuíssem pelo menos um curso avaliado no CPC durante os três anos e com estudantes concluintes.

Em Goiás, a maior nota ficou com a Universidade Federal do Estado (UFG), que obteve conceito 4 e nota 3,4337. Em seguida apareceu o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), também com conceito 4, mas nota 3,3052. Outras instituições foram bem avaliadas, como Centros de Ensino e Faculdades (confira no link).

Confira a avaliação das Universidades em Goiás: 

1 UFG: Conceito 4 / Nota 3,4337

2 IF Goiano: Conceito 4 / Nota 3,3052

3 IFG: Conceito 3 / Nota 2,8466

4 Fesurv: Conceito 3 / Nota 2,4646

5 PUC: Conceito 3 / Nota 2,3974

6 UEG: Conceito 3 / Nota 2,2875

LEIA MAIS: Aniversário de 57 anos da UFG terá coquetel, música, bolo de aniversário e entrada gratuita

Notas

Para o cálculo das notas, também são consideradas a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Além disso, é feita a avaliação do corpo docente, por meio do censo da educação superior e das condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo

Nacionalmente, só 1,45% das instituições recebeu conceito máximo no IGC. A nota 4 foi concedida a 17,35% dos estabelecimentos. Aproximadamente 66,8% das instituições ficaram no conceito 3.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Comentários do Facebook