UPA foi inaugurada e Buriti Sereno já tem atendimento 24 horas

Cerimônia de inauguração da UPA Buriti Sereno (Foto: )
Cerimônia de inauguração da UPA Buriti Sereno (Foto: Carlos Alexandre/Secom)

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Ambrosina Coimbra Bueno, no setor Buriti Sereno foi inaugurada na tarde da última sexta-feira (17/7) e já começou a funcionar normalmente às 19h. A inauguração foi comandada pelo prefeito Maguito Vilela, com o ministro da Saúde Arthur Chioro, o governador Marconi Perillo e a secretária municipal de Saúde Vânia Cristina Oliveira. A segunda UPA de Aparecida funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e atenderá casos de urgência – risco de morte -, e emergência – risco de morte imediato, em clínica médica, pediatria e ortopedia.

“Esta é a UPA de número 410 inaugurada em todo o Brasil. Somente em Goiás são 45 unidades em construção e Aparecida recebeu 3, com investimento total de R$ 250 milhões. E esta aqui se torna hoje a referência para o Ministério da Saúde na questão de humanização e qualidade. E anualmente o Governo Federal disponibilizará R$ 6 milhões como aporte para a manutenção da unidade. Um investimento na melhoria da qualidade de vida dos aparecidenses”, ressaltou o ministro da Saúde Arthur Chioro. 

Cerimônia de inauguração da UPA Buriti Sereno (Foto: Carlos Alexandre/Secom)
Cerimônia de inauguração da UPA Buriti Sereno (Foto: Carlos Alexandre/Secom)

Maior bairro

A nova UPA foi construída no maior bairro em extensão territorial de Aparecida e entre dois bairros populosos do município, que são o Garavelo e o Jardim Tiradentes, e beneficiará mais de 200 mil habitantes. Com área total de 11 mil m² e 2 mil m² de área construída, a UPA tem oito consultórios, sendo um de odontologia e um de ortopedia. A previsão da Secretaria de Saúde é que sejam realizados 18 mil atendimentos por mês. Seguindo o perfil de todas as UPAs brasileiras, a nova unidade atenderá a casos de baixa e média complexidade como pressão e febre alta, cortes, derrame, fraturas e infarto.

“Com esta unidade, que é a 2ª construída no município, estamos garantindo qualidade no atendimento de Saúde aos aparecidenses que dependem do SUS. A primeira está em pleno funcionamento no setor Brasicon e atende 150 mil pessoas. Esta aqui no Buriti Sereno atenderá 200 mil e a que será inaugurada em breve no Parque Flamboyant que também atenderá de 150 mil a 200 mil habitantes”, destacou o prefeito Maguito Vilela.

Asfalto

Como a prefeitura ainda aguarda a implantação da rede de esgoto pela Odebrecht Ambiental – subdelegada da Saneago – para realizar a pavimentação no setor onde a UPA foi construída, a solução encontrada para facilitar o acesso dos paciente foi pavimentar o trecho de 1.160 metros quadrados que dá acesso às duas principais entradas da UPA.

“O asfalto saí da rotatória da Avenida Atlântica, passando pelas ruas Barão do Icaraí, Barão de Mesquita e Barão da Torre, até a Avenida Brasil, e foi necessário para que as ambulâncias tenham acesso à unidade. Sem essa providência, o atendimento à população é dificultado”, esclareceu o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela. Sobre o esgoto, que também não foi implantado ainda na região, a SMS informa que a coleta será viabilizada por três fossas já instaladas na unidade, em substituição à rede.

Comentários do Facebook