UPA na região Noroeste é inaugurada com presença de prefeito e governador

Inauguração da Unidade UPA Maria Pires Perillo (Foto: Eduardo Ferreira)
Inauguração da Unidade UPA Maria Pires Perillo (Foto: Eduardo Ferreira)

A Unidade de Pronto Atendimento Noroeste (UPA Noroeste) foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (14) no Jardim Curitiba I. A solenidade contou com a presença do governador Marconi Perillo e do secretário  municipal de Saúde Fernando Machado. A construção tem 2.195,75 metros quadrados e o investimento total da obra, incluindo instalações e equipamentos, é de aproximadamente R$ 4,8 milhões.

Esta é a segunda UPA entregue pela administração de Paulo Garcia, a primeira fica no Setor Residencial Itaipu. “O que diferencia uma UPA de um Cais é que ela tem um centro cirúrgico. Portanto, procedimentos de pequeno porte poderão ser realizados na própria UPA. Sem dúvida, estamos dando um grande passo na melhoria do atendimento à saúde da população da Região Noroeste”, ressaltou o prefeito.

Segundo o gerente de urgências da Secretaria Municipal de Saúde, Diogo dos Santos, a UPA Noroeste dará maior qualidade ao atendimento de urgência para a região, a maior do município, com 40 bairros e mais de 350 mil habitantes. “Além disso, a nova unidade trará maior qualidade de trabalho para os servidores, proporcionando uma melhor ambiência para os funcionários”, afirmou.

UPA tem nome em homenagem à falecida mãe do governador, Maria Pires Perillo (Foto: Eduardo ferreira)
UPA tem nome em homenagem à falecida mãe do governador, Maria Pires Perillo (Foto: Eduardo ferreira)

Marconi Perillo

O governador Marconi Perillo destacou a importância das parcerias entre prefeituras e governos estadual e federal para realização e concretização de obras e benefícios destinados à população goiana. Ele foi à solenidade a convite do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que sancionou a lei concedendo à UPA o nome da mãe do governador, Maria Pires Perillo, falecida em 18 de julho de 2012.

“Todo trabalho que está sendo realizado em Goiânia e em Goiás é um trabalho de parceria. É um trabalho complementar. Trabalho de convergência, de sinergia. Essa é mais uma ação convergente nossa, no sentido de buscar caminhos e soluções que melhorem a vida das pessoas mais pobres”, disse Marconi em discurso.

Atendimento

Com atendimento específico para casos de urgências agudas e traumáticas, a unidade conta com sete consultórios para atendimentos de urgência, um consultório odontológico, um box de emergência e observação com cerca de vinte leitos, entre masculinos, femininos e infantis, e possui também capacidade para realização de pequenos procedimentos. De acordo com a SMS Goiânia, a unidade deve atender cerca de 15 mil pacientes por mês, média de 500 por dia.

A nova unidade contará ainda com os seguintes serviços: Raio-X, laboratório e análise de exames, sala de eletrocardiograma, sala de hidratação venosa, sala de curativos, lavanderia e central de material esterilizado. Em suma, local será o novo ponto principal para atendimento médico de moradores da região, já que a UPA substituirá os serviços prestados pelo atual Cais Curitiba. (Com informações de Thais Alves, da editoria de Saúde – Secretaria Municipal de Comunicação).

Comentários do Facebook