Vacina contra câncer de mama pode virar realidade em 8 anos

Testes positivos contra a doença animam pesquisadores americanos

Recente análise neste espaço repercutiu bastante pelo índice expressivo: mais de 70% dos homens abandonam as mulheres com câncer de mama.

Entre os muitos comentários dos internautas, um chamou atenção ao destacar que a baixa perspectiva de cura da doença poderia “desanimar” os parceiros.

Dois erros numa só observação. Crescem os casos de sucesso no tratamento, eliminando o câncer descoberto em estágio inicial, e a indiferença masculina tem DNA comportamental.

Algo que nem mesmo o anúncio da descoberta de uma vacina contra o câncer de mama tem a capacidade de reverter a curto prazo.

Pesquisadores da Mayo Clinic, na Flórida (EUA), acreditam que a vacina pode estar pronta para ser comercializada nas farmácias em oito anos.

Irritação

Pesquisadores da Mayo Clinic, na Flórida (EUA), analisam que a vacina contra câncer de mama pode estar pronta para ser comercializada nas farmácias em breve | Foto: Reprodução
Pesquisadores da Mayo Clinic, na Flórida (EUA), analisam que a vacina contra câncer de mama pode estar pronta para ser comercializada nas farmácias em breve | Foto: Reprodução

Os testes revelaram, até o momento, reação positiva ao câncer de mama e de ovário. O único efeito colateral registrado foi uma simples irritação na área, semelhante ao processo da vacina contra a gripe.

Existe ainda um longo caminho pela frente, mas os pesquisadores apostam todas as fichas em duas vacinas contra o câncer de mama triplo negativo e o câncer de mama positivo HER 2.

Também foram registrados efeitos positivos no combate ao carcinoma douctal in situ – câncer de mama não invasivo.

Tabu sombrio

Notícias alvissareiras para as mulheres e preocupantes para o universo masculino. Em caso de consolidação dos avanços a médio prazo, o câncer de mama perderá o tabu sombrio que tanto estigmatiza.

Em tese, não haverá mais motivo para abandono da companheira com a vacina disponível no mercado.

O câncer de mama perderá, definitivamente, a condição de desculpa para o fim de qualquer relacionamento.

70% dos homens abandonam as mulheres com câncer de mama


Acompanhe o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook