Vão a julgamento 18 pessoas presas em ação do Choque, Bope e Graer para desocupar Seduce

Forte aparato policial foi convocado para apoiar trâmites do processo de aplicação das OSs na Educação (Foto: Reprodução)
Forte aparato policial foi convocado para apoiar trâmites do processo de aplicação das OSs na Educação e repreender manifestantes na Seduce (Foto: Reprodução)

Será na manhã desta quarta-feira (17) o julgamento de 18 manifestante maiores de idade presos no prédio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduce). Eles são acusados de dano ao patrimônio, corrupção de menores e formação de quadrilha.

Apoiadores do movimento convocam presença de simpatizantes ao julgamento, que é aberto ao público e ocorrerá na 7ª Vara Criminal, atrás do Serra Dourada, na Rua 72 do Jardim Goiás.

Outros 13 manifestantes com menos de 18 anos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai) e seriam liberados na presença dos responsáveis.

Desocupação

A tropa de choque da Polícia Militar (PM), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) entraram no prédio da Seduce às 20h de ontem (15). Desta vez sem negociação, 31 pessoas foram detidas e três facas de serra (duas delas sem ponta), um estilete, uma corrente e um cabo de madeira foram apreendidos.

LEIA MAIS: Choque e cavalaria da PM são convocados para acompanhar sessão sobre OS

Durante a ação, nenhum membro de entidades de direitos humanos foi autorizado a entrar na Seduce. Segundo o assessor de Comunicação da PM, tenente-coronel Ricardo Mendes, o grupo de manifestantes era diferente daquele que havia participado de uma ocupação anterior, composta por membros do MST, Sintego e CUT.

Todas essas manifestações são uma tentativa de barrar a instalação de Organizações Sociais no ensino público de Goiás.

OS

Em sessão de abertura dos envelopes com informações técnicas das Organizações Sociais que têm interesse em atuar na Educação em Goiás, foram encontradas pendências em todas as entidades. As candidatas terão 10 dias para reapresentar a documentação correta.

Veja quais são as OSs:

– Instituto Brasil Central de Educação e Saúde;
– Associação Educacional Olimpo;
– Grupo Tático Resgate (GTR);
– Instituto Consolidar;
– Inove;
– Associação Nacional de Ensino e Cultura (EDUCAR);
– Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (FAESP);
– Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG);
– Instituto de Educação, Cultura e Meio Ambiente (ECMA);
– Instituto Brasileiro de Cultura, Educação, Desporto e Saúde (Ibraceds).

LEIA MAIS: OS qualificada para gerir escolas tem diretor denunciado por corrupção

 

Comentários do Facebook