Iniciadas obras do Viaduto da BR-153: veja como vai ficar e o que muda

Com prazo para conclusão de 180 dias, estrutura ligará o Setor Universitário ao Jardim Novo Mundo

Previsão de como ficará o Viaduto da BR-153 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia
Previsão de como ficará o Viaduto da BR-153 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia iniciou, nesta 5ª feira (28), as obras de construção do viaduto da BR-153, também conhecido como viaduto da Enel.

O prazo para conclusão é de 180 dias. Os trabalhos estão acontecendo no Jardim Novo Mundo, com a limpeza do terreno e escavação do solo.

A empresa também executará os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, calçada acessível e obras complementares do viaduto.

Projeto

De acordo com o projeto, o viaduto ligará a Rua 117, no Setor Leste Universitário, à Avenida Rio Preto, no Jardim Novo Mundo, passando sobre a BR-153, no km 498.

Segundo a prefeitura, as obras não afetarão o trânsito na região, pois a infraestrutura e mesoestrutura será em concreto armado moldado in loco.

Já na BR-153, haverá interdições rápidas e alternadas na faixa direita do acostamento, quando a superestrutura metálica for montada.

obras viaduto BR-153
Obras do viaduto da BR-153 foram inciadas, em Goiânia | Foto: Divulgação

Viaduto da Enel

Lançado em setembro do ano passado, o início do empreendimento acabou sendo adiado por conta da autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), liberada no dia 30 de janeiro.

Posteriormente, houve desistência da empresa vencedora da concorrência pública. A segunda colocada, Construtora Ingá Ltda, assumiu o contrato e iniciou os serviços.

Segundo a prefeitura, a construção do viaduto visa desafogar o trânsito nos setores Jardim Novo Mundo, Leste Universitário e vizinhos, que não contam com entradas viárias.

A previsão do executivo é de que o viaduto atraia um tráfego de 2.500 veículos por dia.

Detalhes da obra

  • Empresa: Construtora Ingá Ltda;
  • Recursos: R$ 7.579.942,09;
  • Fundação: feita de tubulão de concreto armado;
  • Estrutura da ponte: infraestrutura e mesoestrutura em concreto armado moldado in loco;
  • Superestrutura: concreto pré-laje pré-moldada e viga metálica;
  • Altura livre: 5,90 m, até o pavimento da BR – 153;
  • Comprimento: 53,84 m, incluindo cortinas;
  • Largura do tabuleiro: 20,30 m;
  • Guarda-rodas: tipo New Jersey.

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