Videogame Celular – Jogos desconhecidos que são hits (em países desconhecidos)

videogame celular

A Game Mob publicou um artigo bem interessante mostrando jogos que são populares em países como China e Rússia, mas desconhecidos para nós. Esse tipo de coisa nos mostra algo que, em tempos de globalização e internet, tendemos a esquecer: Como o mundo é grande e repleto de diferenças culturais.

Achei a ideia bacana, resolvi fazer a minha própria versão disso e aqui está. Confira alguns jogos que você (muito provavelmente) nunca ouviu falar, mas que estão fazendo sucesso em país que você (muito provavelemente) nunca ouviu falar. Ou pelo menos que estavam fazendo sucesso em 28 de novembro, dia em que fiz o levantamento.

1010!

(3º jogo gratuito de iPhone mais baixado em Turcas e Caicos)

Esse jogo até me pareceu interessante, porém é muito fácil, o que torna as partidas muito longas. Acaba sendo tão divertido quanto surfar num lago.

[iOS (universal)] | [Android]

Soccer Stars

(4º jogo gratuito de iPad mais baixado em São Tomé e Principe)

É um jogo de futebol de botão com uma mecânica “estica e solta”, tipo Angry Birds, e elementos freemium e sociais. Bem parecido com 8 Ball Pool, aquele joguinho de facebook. Não é por acaso que é do mesmo estúdio. Não é ruim, mas provavelmente não vai te interessar muito se você é um gamer.

[iOS (universal)] | [Android]

Gummy Drop! Best Free Candy Match 3 Puzzle Game!

(1º jogo de iPhone de maior faturamento em Niger)

Fazendo essa pesquisa vi vários países onde clones fazem mais sucesso que os originais e aqui está um ótimo exemplo disso. Esse jogo é apenas clone de Candy Crush, mas é o que mais rende grana lá! Será que o pessoa por lá sabe da existência de Candy Crush? Além do mais, ele já começa errado: Jogo com auto elogio e descrições no título quase sempre são toscos, da mesma forma que filmes com erros de gravação no final quase sempre são toscos (exceto se forem do Jackie Chan).

[iOS (universal)]

AngerOfStick4:REBOOT

(1º jogo gratuito de iPad mais baixado em Laos)

Num  passado não muito distante, a plataforma móvel era conhecida como um sinônimo de jogos mal feitos. Fazendo pesquisas para esse post, cheguei à conclusão que muitos países ainda parecem viver nesse tempo. Boa parte dessa lista é composta por games toscos e esse aqui… Bom, esse é um deles. Parece aqueles joguinhos em flash que tem no site da UOL.

[iOS (universal)]

Demolition Master: Project Implode All

(5º jogo de iPhone de maior faturamento em Quirguistão)

Um puzzler baseado em física cuja mecânica é até bacana. Consigo facilmente imaginar a Rovio fazendo algo genial (e, infelizmente, freemium) com isso. Só que essa proposta é tão pobremente executada, tudo é tão genérico e sem personalidade… Acho que o pessoal desses países mais undergrounds não se ligam muito em um bom trabalho de design.

[iOS (universal)]

Power Rangers Legends

(4º jogo de iPad de maior faturamento Gâmbia)

Gummy Drop não passa de uma cópia de Candy Crush, mas pelo menos é algo mais ou menos no mesmo nível, logo sua popularidade faz um pouco de sentido. Mas esse jogo aqui é lastimável, parece mais uma caricatura do gênero, uma piada de mau gosto. Se Infinity Blade fosse um humano de banho tomado e barba feita, isso aqui seria um zumbi esculhambado.

[iOS (universal)]

Party all night fun mini games

(3º jogo gratuito de iPhone mais baixado em Chipre)

Olha o auto elogio e a descrição no título. Isso aqui é um apanhado de mini games estilo Dumb Ways to Die, porém com uma temática de bebedeira. Mais uma vez tudo tão sem criatividade, precário e visualmente pobre que nem consigo achar divertido (mas, pelo visto, muita gente no Chipre acha).

[iOS (universal)]

Guncrafter

(2º jogo gratuito de iPad mais baixado em Micronesia)

Esse jogo eu até ouvi falar na época do lançamento (em maio de 2013), mas eu nem imaginava que ele ainda pudesse ser tão popular em algum lugar do mundo. Provavelmente é o melhor jogo da lista, parece ser uma copia simpática de Minecraft, mas não é para tanto. É um daqueles jogos que, se fosse mulher, dava para pegar, mas não para levar pra casa e apresentar para sua mãe.

[iOS (universal)] | [Android]

Bank robber getaway driver

(2º jogos gratuito de iPhone mais baixado em Fiji)

Quase todos os jogos dessa lista não tem cabimento serem tão populares enquanto existem tantos outros muitos melhores na App Store, mas esse aqui é absurdo! Ele é tão mal feito e datado que acho que nem na época do java as pessoas engoliriam. É inacreditável que, em algum lugar do mundo, alguém deixe de jogar um Need For Speed Most Wanted para buscar emoção em perseguições policiais nessa… Será que posso escrever palavrão aqui? Melhor não. Se Need For Speed Most Wanted fosse um humano de banho tomado e barbeado, isso aqui seria um zumbi rastejando no esgoto e usando uma camisa do Luan Santana.

[iOS (universal)]

Fonte: http://www.appannie.com

Para ficar por dentro de notícias, promoções e opiniões sobre jogos de mobiles, curta a página www.facebook.com/videogamecelular e, para conferir os textos anteriores dessa coluna, acesse www.videogamecelular.tumblr.com.

André Garcia é escritor, poeta, membro da Academia de Artes de Cabo Frio e (mobile) gamer

Comentários do Facebook